Edit Template

“Açores também são exemplo para o país no Associativismo Juvenil”, diz Luís Raposo

O deputado do PSD/Açores Luís Raposo considera que a Região “também é um exemplo para o país ao nível do Associativismo Juvenil”, destacando que, “nos Açores, as políticas de juventude são desenhadas com os jovens, que têm ganho expressão na sua participação cívica”.
O social-democrata falava no painel do Fórum Nacional “Voz Jovem”, da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), onde a pergunta central foi “Que papel têm os jovens na definição das políticas públicas locais?”, a que respondeu “com a força que o Associativismo Juvenil tem demonstrado nos Açores, especialmente com o Governo da Coligação PSD/CDS-PP/PPM, e que está à vista de todos”.
“Apesar da nossa geografia, com nove ilhas separadas e que oneram toda a execução de políticas, seja em que área for, este Governo tem tido a preocupação e a capacidade de agregar todos, no caso indo ao encontro dos jovens açorianos, preconizando políticas adequadas e que lhes são destinadas”, adianta.
“Ao contrário do que tem acontecido em Portugal Continental nos últimos anos, esta é uma realidade clara nos Açores, que naturalmente coloca desafios muito específicos à participação jovem em toda a sociedade”, afirma Luís Raposo, que dá como exemplo a realização do “Estou On! – Encontro de Jovens e Líderes Associativos”, que juntou “cerca de 100 jovens e decisores políticos, e produziu um manifesto sobre Literacia e Cidadania Digital, totalmente debatido, criado e sintetizado nessa ocasião”.
“O manifesto foi entregue ao Governo, sendo um contributo para a construção de políticas públicas de cidadania digital, tendo já sido implementada uma das sugestões, com a criação de formação em educação mediática, nomeadamente na Academia J – Programa de Formação em Competências Transversais”, explica o parlamentar.
“Mas há vários dados estatísticos sobre participação activa dos jovens açorianos, desde 2023, que se devem destacar, como a realização de sete Conselhos de Juventude dos Açores, um órgão de consulta do Governo em matéria de Juventude, que tem tido uma média de quórum de 20 conselheiros de juventude da Região”, diz Luís Raposo.
“A isso podemos juntar a criação de duas Comissões Permanentes Especializadas em Participação Juvenil, Comportamentos de Risco e Adições; o estudo realizado sobre o estado da participação cívica e política dos jovens açorianos, que inquiriu 1170 jovens das nove ilhas do arquipélago; ou os dois Seminários “DemocraciAZ”, onde participaram cerca de 300 jovens, mas que no total abrangeram cerca de 2600 jovens açorianos, que assim puderam contribuir para o debate, a construção, a avaliação e a reformulação das políticas de juventude”, elenca o deputado do PSD/Açores.
Relativamente ao Associativismo, “tem sido uma prioridade do Governo Regional o incentivo ao seu crescimento e dinamização, tendo sido criada legislação que consignou mais direitos às associações e adequou as regras gerais, para garantir mais direitos às associações juvenis e aos seus dirigentes”, frisa igualmente Luís Raposo.
“Assim também acontece com o SIDAAJ, o novo sistema de incentivo ao desenvolvimento da actividade associativa jovem, que é mais flexível, mais justo e mais favorável financeiramente às associações, que viram aumentado
o financiamento dos seus planos de actividade de cerca de 83 mil euros, em 2019, para 150 mil euros em 2025, o que reflecte bem a aposta oficial feita a este nível nos Açores”, complementa.
“Claro que, face a esta nova realidade, aumentou o número de projectos apresentados pelas Associações, que eram 101 há seis anos e foram 135 em 2025, submetidos por 16 Associações Juvenis, cujo número total também cresceu, numa nova vivência, que está a ser vantajosa e, sobretudo, a permitir uma maior responsabilização e crescimento activo da juventude açoriana”, conclui Luís Raposo.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores