Edit Template

Governo autoriza concessão de garantia de empréstimos à SATA Air Açores no montante de 75 milhões de euros

O Governo Regional autorizou a concessão de uma garantia de empréstimos de bancos e/ou outras entidades financeiras, por parte da Região Autónoma dos Açores, à SATA Air Açores no montante de 75.000.000,00 €.
A medida foi decidida ontem em Conselho do Governo, que reunido em Ponta Delgada, decidiu também aprovar ama Resolução que autoriza a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, a conceder apoios financeiros a entidades públicas, privadas e a entidades sem fins lucrativos, denominadas por Associações Empresariais dos Açores. Estes apoios serão destinados à promoção e criação de condições que permitam incentivar e sustentar uma envolvente económica e social favorável ao desenvolvimento de novos factores competitivos, da promoção da qualidade e inovação promovendo o aumento da competitividade das empresas.
Foi igualmente aprovado o Decreto Regulamentar Regional que altera o modelo de governação das reformas e dos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinados à Região. Com estas alterações, o Governo dos Açores pretende adaptar o Decreto Regulamentar Regional n.º 23/2021/A, de 3 de Setembro, na sua redacção actual, à nova realidade imposta pelo Conselho Europeu, promovendo, assim, uma maior celeridade na tramitação e decisão, reforçando e clarificando as funções do apoio técnico.
O conselho de Governo de ontem aprovou, igualmente a Resolução que cria o Grupo de Trabalho Regional para o Plano Nacional do Restauro da Natureza, que tem como missão salvaguardar os interesses regionais, uma vez que irá preparar o Plano da Região que integra o projecto de Plano Nacional para o Restauro da Natureza, bem como a Resolução que dá início ao processo de regulamentação das actividades náuticas recreativas e desportivas na Lagoa das Furnas e nas Lagoas Azul e Verde das Sete Cidades, na ilha de São Miguel.
Foram ainda aprovadas uma Resolução que autoriza a celebração de um contrato-programa entre a Região e a Associação para a Valorização Económica dos Açores – AVEA para o ano de 2025, no montante de 630.000,00 € e uma outra que aprova um contrato-programa, a celebrar entre a Região e a Universidade dos Açores, no âmbito da prestação de apoio em matéria de cedência de recursos humanos.
Entre outras deliberações, o Governo Regional aprovou a Resolução que define o apoio extraordinário destinado a apoiar processos de aprendizagem e vida da comunidade educativa. De acordo com o comunicado final da reunião de ontem do Executivo, “Este apoio extraordinário, com efeitos no início do ano lectivo 2025/2026, tem como objectivo coadjuvar os alunos para os quais sejam mobilizadas medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, e que exijam particular atenção do docente”. O montante em causa é de 1.2 milhões de euros.

Edit Template
Notícias Recentes
Movimento SOS Monte Verde alerta para a urgênciade se por fim a descargas de águas poluídas na praia
UAc Gestão assinala Dia Mundial do Turismo com conferência sobre Dinâmica do Alojamento Local
12ª edição da BirdRace Açores decorre a 4 e 5 de Outubro
Apresentação do romance “Os Pássaros de Dódóia” de Henrique Levy na Biblioteca Pública
Derrocada na zona do Salto do Cabrito provoca três feridos ligeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores