A candidata à autarquia da Ribeira Grande, Lurdes Alfinete, definiu como prioridades para o concelho em questões de segurança a construção da nova esquadra, o reforço de efectivos e a criação de uma Polícia Municipal, propostas muito bem recebidas pelo Comando da PSP na Ribeira Grande.
“Uma Polícia Municipal é cada vez mais pertinente como solução para todos, tanto para as pessoas como para os agentes da PSP. Esta será mais uma força de prevenção, de promoção e de dissuasão, libertando os agentes da PSP de algumas tarefas, o que lhes garantirá ainda mais disponibilidade e prontidão para qualquer ocorrência no nosso concelho”, referiu.
“Mas ter Polícia Municipal não significa baixar os braços: continua a ser fundamental que a Câmara seja uma voz de exigência junto do Governo da República pela afectação de mais agentes para as nossas esquadras. Somos um concelho com 14 freguesias, 3 esquadras e temos de ter um número equilibrado de agentes de segurança pública” salientou Lurdes Alfinete.
À margem de uma reunião com o Comando da PSP da Ribeira Grande, a candidata voltou a notar as condições de trabalho pouco dignas dos agentes de segurança pública no concelho, tendo, uma vez mais, assumido como bandeira a construção da nova esquadra, com ou sem o apoio do Governo da República.
“As nossas forças de segurança têm um papel preponderante no nosso concelho, procurando mantê-lo seguro tanto para quem nele reside e trabalha, como também para quem nos visita, nomeadamente os turistas. São estes homens e mulheres, são estes agentes que precisam de condições dignas de trabalho”, salientou a candidata.
Outra das prioridades de Lurdes Alfinete para apoiar a PSP na Ribeira Grande, e à semelhança do que se faz e se pretende fazer com outras instituições e forças de segurança, passa pelo apoio na aquisição de equipamento individual de protecção dos agentes, bem como apoio em material informático e administrativo, “que muita falta faz, como foi possível constatar nesta reunião com o Comando da PSP”, concluiu.
Por fim, Lurdes Alfinete comprometeu-se, também, em continuar a apoiar o programa Escola Segura, dotando-o de mais viaturas “que acabam por servir tanto as escolas, em período lectivo, como toda a população. Fizemo-lo em 2009 e, desde então, já é tempo de voltar a apoiar este importante programa de prevenção junto das Escolas com viaturas”.