A Transinsular, empresa do Grupo ETE, anunciou a reestruturação do serviço regular de transporte marítimo da Região Autónoma dos Açores (RAA), apresentando um novo serviço, o “Transinsular Expresso +”, e introduzindo mais um navio a motor (NM), o “ETE Portugal”, “dedicado exclusivamente à Região Autónoma dos Açores, reforçando o seu propósito de fomentar o desenvolvimento, integrar territórios e impulsionar o crescimento económico das comunidades açorianas por meio da logística marítima”, lê-se em comunicado.
O novo navio “ETE Portugal” com 100 metros de comprimento e com capacidade de 220 TEUs, operará no serviço “Transinsular Expresso +” em conjunto com os navios Ilha da Madeira, Insular, Monte da Guia e Margarethe, fazendo a ligação entre o Continente e a RAA, com saídas semanais de Lisboa e Leixões.
Com o novo serviço, a empresa deseja “aumentar a frequência do transporte marítimo, assegurar a pontualidade e a distribuição para todas as ilhas do arquipélago, respondendo a uma necessidade objectiva muito esperada pela população e pelos agentes económicos locais”.
O novo navio conta também com “características adequadas aos portos do arquipélago, dotando a Linha Regular dos Açores e em concreto o serviço “Transinsular Expresso +” com maior capacidade e eficiência operacional em porto”, refere.
O novo serviço, agora prestado pela Transinsular, “reafirma o compromisso com a capacidade de distribuição e cobertura eficiente de todo o arquipélago, com escalas em todas as ilhas, conforme o calendário estabelecido, assegurando assim uma cadeia de abastecimento contínua e eficiente para toda a região”, afirma.
O Serviço “Transinsular Expresso +” inicia-se no dia 5 de Setembro, com saídas de Leixões e Lisboa, pelo novo navio ETE Portugal e pelo navio Monte da Guia respectivamente. Os respectivos itinerários poderão ser consultados a partir do dia 27 de Agosto através dos canais oficiais da empresa.
Para além da componente operacional, este novo serviço e a introdução de mais um navio, “visam responder aos interesses dos clientes, empresários e agentes económicos dos Açores, prevendo-se um aumento de 15% na capacidade de resposta às necessidades básicas e essenciais da população, o que consolida a presença da Transinsular como o parceiro estratégico de excelência para a Região Autónoma dos Açores”, finaliza o comunicado.
Governo dos Açores congratula-se com aumento da capacidade no transporte marítimo de carga
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, congratula-se com o aumento da capacidade no transporte marítimo para os Açores.
Segundo a Secretária da tutela, Berta Cabral, o lançamento do um novo serviço e o aumento da capacidade no transporte marítimo para os Açores vem ao encontro das pretensões do executivo açoriano. “Com o aumento significativo da carga transportada para os Açores, defendemos a necessidade de os operadores marítimos incrementarem a frota, o que agora acontece com o novo navio da Transinsular, no âmbito da reestruturação do serviço regular de transporte marítimo para a Região Autónoma dos Açores”, afirma a governante.
Segundo Berta Cabral, o novo serviço “Transinsular Expresso +”, que introduz mais um navio a motor (ETE Portugal), dedicado exclusivamente à Região, acontece na sequência do “esforço de coordenação e cooperação que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver com os armadores”. E prossegue: “este reforço mostra que os armadores são sensíveis às questões específicas com que o transporte marítimo de mercadorias se debate nos Açores, sobretudo devido ao aumento substancial da carga para as nossas ilhas”.
Berta Cabral reafirma o compromisso do Governo dos Açores “no sentido de continuar a cooperar com os armadores para que haja sempre cobertura eficiente das necessidades da Região, escalas semanais em todas as ilhas, previsibilidade e cumprimento dos horários e itinerários”.