André Franqueira Rodrigues reage à declaração conjunta sobre o acordo comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia.
“A Comissão Europeia anunciou hoje a conclusão do acordo comercial com a Administração Trump, sob a capa da “estabilidade e previsibilidade”. A Comissão aceitou compromissos que colocam em causa valores e sectores estratégicos da União” começou por afirmar o eurodeputado socialista.
Agricultura, ambiente, defesa e indústria europeia são alguns dos sectores mais evidentemente afectados, de acordo com Franqueira Rodrigues.
“Não tenhamos dúvidas: este é um mau acordo. Um acordo que penaliza as economias, as empresas e os cidadãos europeus e americanos. Enquanto a União Europeia abre o seu mercado e elimina tarifas, os Estados Unidos mantêm barreiras e chegam mesmo a agravá-las” afirmou o membro da delegação do Parlamento Europeu para as relações com os EUA.
“Este é ainda mais um claro exemplo de duplicidade de critérios, que enfraquece a UE e a deixa vulnerável perante outros parceiros internacionais. Num contexto de grande exigência pautado pela incerteza e pela instabilidade, esta Comissão Europeia revela ser forte com os fracos e fraca com os fortes”.