O Eurodeputado do PSD, Paulo do Nascimento Cabral, promoveu uma jornada de trabalho, em Bruxelas, com um grupo de autarcas de freguesia do PSD/Açores, numa iniciativa que considerou “muito relevante, pois num período em que se aproximam as eleições autárquicas, foi possível proporcionar uma série de contactos com entidades, instituições e pessoas, que poderão ser muito úteis no âmbito dos seus mandatos”.
Os participantes são originários de vários concelhos dos Açores e tiveram a oportunidade de desenvolverem reuniões de trabalho no Parlamento Europeu, na Comissão Europeia, no Comité Económico e Social Europeu, no Comité das Regiões, e de visitar o Parlamentarium e a cidade de Bruxelas. Para Paulo do Nascimento Cabral, “esta formação e contacto com as instituições e órgãos consultivos da União Europeia foi fundamental para que, por um lado pudessem conhecer um pouco mais do que aqui fazemos e que mais tarde terá impacto no seu dia-a-dia, mas também reduzir a distância entre os Açores e o centro da União Europeia. Não nos podemos esquecer que os Açores fazem parte da União Europeia, apesar de parecer muito distante. Abordámos os principais pontos sobre as questões agrícolas, pescas e coesão, e o direito a ficar, em que a União Europeia tem de garantir a todos os europeus, as mesmas condições, independentemente do sítio ou região que escolheram viver. E para isso, os Presidentes de Junta, de Câmara, e os autarcas, em geral, são fundamentais neste processo de proximidade e de resolução de muitos dos problemas das pessoas. São os políticos mais próximos das populações, fazendo muito com o pouco que têm”.
A concluir as suas declarações, Paulo do Nascimento Cabral afirmou que “destaquei ainda a necessidade de uma maior participação e envolvimento das freguesias e autarquias, tal como já o tinha feito junto das respectivas estruturas representativas, no desenho e gestão dos fundos europeus. Não podemos estar a exigir à Comissão Europeia que cumpra com o princípio da subsidiariedade, e depois a nível nacional/regional, centralizarmos o poder e as decisões. Quem está mais próximo das pessoas é quem melhor sabe as suas necessidades”, tendo acrescentado “um agradecimento à dedicação, interesse e disponibilidade para ajudar as pessoas das suas freguesias, nesta que é uma vida de missão que tem de ser cada vez mais reconhecida”. Anunciou ainda que é sua “intenção realizar esta iniciativa com todos os autarcas do PSD/Açores durante o mandato”.