Edit Template

Paulo do Nascimento Cabral recebe autarcas dos Açores no Parlamento Europeu

O Eurodeputado do PSD, Paulo do Nascimento Cabral, promoveu uma jornada de trabalho, em Bruxelas, com um grupo de autarcas de freguesia do PSD/Açores, numa iniciativa que considerou “muito relevante, pois num período em que se aproximam as eleições autárquicas, foi possível proporcionar uma série de contactos com entidades, instituições e pessoas, que poderão ser muito úteis no âmbito dos seus mandatos”.
Os participantes são originários de vários concelhos dos Açores e tiveram a oportunidade de desenvolverem reuniões de trabalho no Parlamento Europeu, na Comissão Europeia, no Comité Económico e Social Europeu, no Comité das Regiões, e de visitar o Parlamentarium e a cidade de Bruxelas. Para Paulo do Nascimento Cabral, “esta formação e contacto com as instituições e órgãos consultivos da União Europeia foi fundamental para que, por um lado pudessem conhecer um pouco mais do que aqui fazemos e que mais tarde terá impacto no seu dia-a-dia, mas também reduzir a distância entre os Açores e o centro da União Europeia. Não nos podemos esquecer que os Açores fazem parte da União Europeia, apesar de parecer muito distante. Abordámos os principais pontos sobre as questões agrícolas, pescas e coesão, e o direito a ficar, em que a União Europeia tem de garantir a todos os europeus, as mesmas condições, independentemente do sítio ou região que escolheram viver. E para isso, os Presidentes de Junta, de Câmara, e os autarcas, em geral, são fundamentais neste processo de proximidade e de resolução de muitos dos problemas das pessoas. São os políticos mais próximos das populações, fazendo muito com o pouco que têm”.
A concluir as suas declarações, Paulo do Nascimento Cabral afirmou que “destaquei ainda a necessidade de uma maior participação e envolvimento das freguesias e autarquias, tal como já o tinha feito junto das respectivas estruturas representativas, no desenho e gestão dos fundos europeus. Não podemos estar a exigir à Comissão Europeia que cumpra com o princípio da subsidiariedade, e depois a nível nacional/regional, centralizarmos o poder e as decisões. Quem está mais próximo das pessoas é quem melhor sabe as suas necessidades”, tendo acrescentado “um agradecimento à dedicação, interesse e disponibilidade para ajudar as pessoas das suas freguesias, nesta que é uma vida de missão que tem de ser cada vez mais reconhecida”. Anunciou ainda que é sua “intenção realizar esta iniciativa com todos os autarcas do PSD/Açores durante o mandato”.

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores