A Futurismo Azores Adventures foi galardoada com o 1.º Prémio na categoria “Turismo e Sustentabilidade” no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo 2025, com o documentário Mestre do Mar.
O filme integra um projecto mais amplo, de revitalização do património marítimo açoriano, que contempla a construção pela Futurismo de dois botes baleeiros tradicionais, a criação do espaço interpretativo Casa dos Botes em parceria com o Clube Naval de Ponta Delgada, e a produção de conteúdos audiovisuais de carácter cultural e educativo.
O documentário Mestre do Mar é uma produção inteiramente concebida, filmada e financiada pela Futurismo, com meios técnicos e humanos próprios, sem qualquer apoio público ou institucional. Gravado ao longo de vários meses na ilha do Pico, acompanha o trabalho de João Tavares, de 78 anos, último mestre construtor naval de botes baleeiros açorianos, e integra os testemunhos de vários membros da comunidade, perpetuando um saber centenário em vias de desaparecimento.
Para a Futurismo o objectivo foi ir além do registo técnico: contar uma história humana, que une comunidades, valoriza o património imaterial e reforça o papel do turismo regenerativo nos Açores. Em complemento, está já em produção Mestre do Mar: O Legado, um guia visual que documenta, peça a peça, a construção do bote baleeiro, concebido como recurso de consulta pública e intergeracional, garantindo a salvaguarda deste elemento único da cultura imaterial açoriana.
O prémio no ART&TUR soma-se a distinções já alcançadas pelo documentário, que está em destaque no Cannes World Film Festival (França) e recebeu uma Menção Honrosa no Bracciano Film & Arts Festival (Itália).
A Futurismo prepara agora a estreia oficial do documentário nos Açores, num momento que pretende ser de celebração comunitária e partilha cultural, reforçando a ligação entre património, identidade e turismo regenerativo.
“No turismo sustentável, tal como o entendemos, mais do que o espectáculo visual ou os grandes discursos, importa a coerência: a coerência entre palavras e acções, entre o que mostramos e o que vivemos. Esse tem sido o segredo dos reconhecimentos que temos alcançado. Um trabalho feito com paixão, sentido de lugar e honestidade. O Mestre do Mar retrata precisamente isso: a nossa paixão pela construção náutica ligada à baleação e a amizade que nasceu entre a nossa equipa e o mestre João e a sua família”, diz Ruben Rodrigues, fundador da Futurismo, empresa de referência no turismo de natureza e aventura nos Açores, criada há mais de 35 anos.