A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove a 12.ª edição da BirdRace Açores nos próximos dias 4 e 5 de Outubro de 2025.
Integrada no Euro Birdwatch, o maior evento europeu de observação de aves, e nas acções de sensibilização dos projectos LIFE Natura@Night e Interreg MAC Circular Ocean, esta competição criada para promover o birdwatching nos Açores, já reuniu mais de 230 participantes, que ao longo dos anos somaram mais de 700 espécies de aves observadas no arquipélago.
Este ano, sob o lema “Observar Aves, Proteger a Natureza”, os participantes na BirdRace, para além de observar aves, são desafiados a adoptar boas práticas ambientais e a contribuir para a sensibilização sobre ameaças reais, como a poluição luminosa e o lixo que afecta as aves marinhas.
“Na BirdRace Azores 2025 todos ganham! Cada equipa inscrita recebe o Kit Guardião do Cagarro, um conjunto de materiais que irão ser úteis no resgate durante a Campanha SOS Cagarro, e premiamos também as equipas que recolherem lixo durante o evento. Assim ganham as aves, nós e a Natureza”, afirma Ana Mendonça, coordenadora da Bird Race Azores e Técnica da SPEA, em comunicado ontem divulgado.
A participação é aberta a todos, bastando criar uma equipa composta por 1 a 3 pessoas, e percorrer a sua ilha durante o fim-de-semana de 4 e 5 de Outubro, tentando registar o maior número possível de espécies. As inscrições decorrem até ao dia 3 de Outubro de 2025 através do formulário online disponível nos sites do Centro Ambiental do Priolo e da SPEA.
Todas as equipas receberão um prémio e a equipa vencedora uma t-shirt exclusiva BirdRace Açores 2025 com a assinatura da Amazing Azores. As equipas que recolham lixo durante a competição e indiquem a quantidade retirada poderão ganhar o Kit Praia Limpa.