O Banco BPI e a Fundação “la Caixa” vão apoiar 40 projectos de instituições sociais, dirigidos a crianças e adolescentes, com um valor global de 1,4 milhões de euros.
Entre os premiados encontram-se projectos de inclusão de crianças e jovens migrantes, acções de combate à discriminação, iniciativas de apoio a novas mães, cursos de parentalidade positiva, apoio terapêutico e programas de desporto inclusivo, entre outras respostas sociais.
Nos Açores, as instituições com projectos vencedores do Prémio Infância 2025 foram a Associação Crescer em Confiança; a Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico; a Olhar Poente – Associação Desenvolvimento; a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e o Sport Club Angrense.
Na cerimónia de entrega do Prémio Infância 2025, que decorreu no BPI All In One Lisboa, foi salientada a importância de apoiar respostas sociais que permitam enfrentar os desafios da transmissão da pobreza entre gerações.
Para ajudar a mitigar esta situação, os projectos vencedores do Prémio Infância vão receber, em média, 35.000 euros para apoiar, no total, cerca de 33.000 crianças e adolescentes em situação vulnerável.
Desde o lançamento em 2019 e até 2025, no total das sete edições, foram apoiados 234 projectos no valor de 7,8 milhões de euros, beneficiando mais de 77 mil crianças e adolescentes.
Os Prémios BPI Fundação “la Caixa” 2025 – Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – têm uma dotação total de €5 milhões para apoiar financeiramente projectos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.