A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assinalar o Dia Mundial do Coração, no próximo dia 29 de Setembro, iluminando a vermelho as arcadas e as Portas da Cidade, numa acção simbólica que pretende sensibilizar a população para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares.
A iniciativa decorre a convite da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), que, enquanto membro da World Heart Federation, coordena em Portugal as acções de sensibilização relativas a esta efeméride.
Segundo a FPC, as doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte da população portuguesa, sendo fundamental reforçar a adopção de estilos de vida saudáveis e a realização de vigilância médica regular.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, esta acção “é uma forma simples, mas muito significativa, de lembrarmos que cuidar do coração é cuidar da vida. Queremos chamar a atenção para a necessidade de prevenção e para o papel que todos podemos ter na promoção da saúde”.
O autarca reforçou ainda que “a iluminação das Portas da Cidade a vermelho é também um gesto de solidariedade de Ponta Delgada para com todas as pessoas que vivem com doenças cardiovasculares e um contributo para aumentar a consciência colectiva sobre esta realidade que afecta milhares de famílias em Portugal e no mundo”.
Com esta acção, a Câmara Municipal de Ponta Delgada junta-se a várias outras autarquias do país, na missão de dar visibilidade a esta causa e incentivar a mudança de comportamentos em prol da saúde cardiovascular.
