No próximo Sábado, 18 de Outubro, o Auditório Luís de Camões recebe a conferência “Cultura, Educação e Território no Lugar do Amanhã”, promovida pela PDL26 – Capital Portuguesa da Cultura 2026. O encontro, que antecipa a programação do próximo ano, propõe um olhar sobre o futuro e sobre o papel essencial que a cultura e a educação desempenham no desenvolvimento dos territórios e das comunidades.
O primeiro painel da manhã, dedicado ao tema “Cultura, Edu-cação e Território”, contará com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e da Secretária Regional da Cultura, Educação e Desporto, Sofia Ribeiro. A moderação estará a cargo de Katia Guerreiro, Comissária da PDL26 – Capital Portuguesa da Cultura.
Durante a tarde, o debate continua com o painel “Cultura e Educação”, que reúne Adelina Pinto (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, projecto A Oficina – Mais Três), Andreia Dias (educação, mediação e participação, CAM Gulbenkian, projecto Lugar) e Pedro Patacho (vereador da Cultura do município de Oeiras, projecto Oeiras Educa+). A conversa será moderada por Inês Dias, jornalista da Antena 1 Açores.
O terceiro e último painel, “Cultura e Território”, apresenta três exemplos de práticas culturais com impacto local: Filipe Cartaxo, presidente do projecto Festival Bons Sons; Miguel Abreu, director-geral da Associação Academia de Produtores (projecto Fôlego); e Vilma Reis, responsável pelo projecto Coimbra Coolectiva.
A moderação ficará a cargo do jornalista Nuno Martins Neves, do jornal Açoriano Oriental.
O encerramento da conferência ficará marcado por um concerto do grupo Alvorada, evocativo de Carlos Paredes, no ano em que se assinala o centenário do nascimento do guitarrista. O espectáculo é uma cortesia do Museu do Fado, Lisboa, e pretende ser um momento de celebração da música portuguesa e da sua ligação profunda à identidade colectiva.
Recorde-se que Ponta Delgada é responsável pela organização da Capital Portuguesa da Cultura no ano de 2026, depois de Aveiro em 2024 e Braga em 2025, e imediatamente antes de Évora assumir a missão de Capital Europeia da Cultura em 2027.
Homenagem aos produtores
de leite açorianos
Durante a conferência “Cultura, Educação e Território no lugar do amanhã” será anunciado o artista seleccionado para criar a obra de arte pública em homenagem aos produtores de leite açorianos – uma iniciativa desenvolvida no âmbito de Ponta Delgada – Capital Portuguesa da Cultura 2026, em parceria com a Bel Portugal.
Este projecto artístico visa celebrar os 10 anos do Programa Leite de Vacas Felizes, homenageando os produtores de leite açorianos, os animais e a ligação à terra — três pilares da sustentabilidade e identidade dos Açores.
A obra de arte, a ser inaugurada em Março de 2026, em Ponta Delgada, no Dia Mundial da Agricultura, integrando o programa oficial da Capital Portuguesa da Cultura, foi escolhida de entre as propostas originais apresentadas por quatro artistas, Cristina Ataíde, Marcelo Moscheta, João Miguel Ramos e Sofia de Medeiros, com a curadoria de José Maçãs de Carvalho.
O júri foi composto por José Maçãs de Carvalho (curador de artes visuais de Ponta Delgada 2026), Paulo Ferreira (curador de literatura de Ponta Delgada 2026), Alexandre Pascoal (director do Arquipélago – Centro Artes Contemporâneas) e por Eduardo Vasconcelos, Paula Amaral e Yvan Mendes, da Bel Portugal .