O jornalista e escritor luso-brasileiro Ígor Lopes vai apresentar, em Janeiro, na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, o livro-reportagem: “Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades”, que leva o selo da editora “Present Celebration”.
A apresentação terá lugar no dia 9 de Janeiro, pelas 18h30, nas instalações da Casa dos Açores na Madeira, uma entidade que celebrou quatro anos de existência no último dia 27 de Dezembro. O livro vai ser apresentado por Carlos Costa, Presidente da Casa dos Açores na Madeira.
O objectivo central do livro, de acordo com Ígor Lopes, é “revelar detalhes que brasileiros, lusodescendentes e açordescendentes devem conhecer sobre o Arquipélago”. Ao longo de 226 páginas, recheadas de entrevistas e fotografias, o autor leva-nos a conhecer pontos específicos sobre as nove ilhas açorianas, deixando claro que “os Açores são um bom lugar para viver, trabalhar, investir, estudar ou, simplesmente, desfrutar de locais de tirar o fôlego”.
O conteúdo está centrado no formato pergunta-resposta, onde especialistas em diversos segmentos nos Açores, no âmbito público e privado, falam sobre variados temas de promoção das ilhas.
O prefácio do livro é assinado por Adélio Amaro, escritor, Presidente do Centro do Património da Estremadura, presidente-fundador da BiblioRuralis e Director do Gazeta Lusófona, na Suíça, além de especialista no tema Açores.
O posfácio é assinado por Beatriz H. Ramos Amaral, escritora e mestre em Literatura e Crítica Literária. Ricardo Alexandre, da TSF Rádio Notícias, escreveu sobre Ígor Lopes.
A obra foi já lançada no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis, onde reuniu um grande público e autoridades luso-brasileiras, e passou também, pelo Fundão, Porto, Lisboa, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. Agora, chegou a vez de os açorianos e açordescendentes residentes na ilha da Madeira conhecerem o resultado de dois anos de investigação para esta obra que está no final da sua segunda edição.