Edit Template

BE quer acabar com “política de bar aberto” na construção de hotéis

O Coordenador do BE, António Lima, está preocupado com “a política de bar aberto em que se permite construir tudo sem qualquer ordenamento” e apontou a zona do areal de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, onde serão construídos 10 novos hotéis com 900 camas, como exemplo da desregulação e descontrolo que existe no crescimento do turismo.
Neste momento há cerca de 7 mil novas camas licenciadas para os Açores, quando o total existente é de 13 mil, ou seja, haverá um crescimento de quase 50%.
“É uma enormidade, que revela um total descontrolo”, disse António Lima, que visitou ontem o local, acompanhado pelo experiente arquitecto Jorge Kol de Carvalho.
“Temos hotéis que continuam a fechar no Inverno porque não têm clientes suficientes, construir mais 900 camas no espaço de um quilómetro não faz qualquer sentido e não é sustentável”, assinalou o Coordenador regional do Bloco nos Açores.
Ainda sobre a sazonalidade do sector, o candidato do Bloco salienta que este crescimento descontrolado é também “um problema para os trabalhadores que serão despedidos na época baixa”.
António Lima considera que “o turismo é um sector muito importante”, mas deixa um alerta para que não se cometam os mesmos erros que outros destinos já cometeram, ao caminhar para um turismo massificado.
“Esta é uma política que decorre da suspensão do Plano de Ordenamento do Turismo pelo Governo do PS, que foi mantida por este Governo” e que leva a “um crescimento desordenado que não é sustentável e não serve os Açores”, disse ainda António Lima.
O Bloco quer uma Região mais sustentável, onde o território é respeitado, onde as pessoas são respeitadas e o ambiente é respeitado.
“Permitir a construção desenfreada não serve o futuro do turismo e não serve o futuro dos Açores”, concluiu o Coordenador do Bloco Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Ponta Delgada é a 6ª cidade do país mais procurada para as férias deste verão
Vasco Cordeiro recebe chave de ouro das Velas de S. Jorge
Conselho Municipal de Juventude dá parecer favorável ao relatório de actividade e contas da Lagoa
Audiência açoriana premia curtas no Azores Fringe Festival
Novo álbum de Rafael Carvalho é “um importante documento intemporal para a Viola da Terra”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores