A boa gestão das contas públicas permitiu à Câmara Municipal de Ponta Delgada reforçar o apoio às famílias e instituições do concelho de Ponta Delgada, num momento marcado por uma grande incerteza e instabilidade a nível nacional e internacional, contribuindo para minimizar o risco de exclusão social e elevar os padrões de qualidade de vida no concelho de Ponta Delgada.
Em 2023 foram investidos 10,6 milhões de euros, representando um aumento de 2,3 milhões de euros em comparação com o registo de 2022, evidenciando que as pessoas são o centro das políticas públicas na gestão da autarquia liderada por Pedro Nascimento Cabral. “Definimos as funções sociais como prioridade do investimento municipal de Ponta Delgada e implementamos políticas que vão ao encontro das reais necessidades dos nossos concidadãos. Reforçamos a atribuição de apoios às famílias e Instituições de Solidariedade Social, com o propósito de minimizar as dificuldades que o actual contexto económico e financeiro tem proporcionado”, destacou Pedro Nascimento Cabral.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada revelou que o Fundo Municipal de Solidariedade Social apoia mais de 300 famílias, enquanto a medida de comparticipação ao arrendamento abrangeu 150 agregados familiares.
Foram alargados os critérios para a atribuição de bolsas de estudo para os alunos do ensino superior, representando, em 2023, um investimento de 450 mil euros, numa medida que abrangeu 328 alunos, constituindo um suporte financeiro muito importante para as famílias, contribuindo para que os jovens possam prosseguir a sua formação académica.