Edit Template

Câmara Municipal de Ponta Delgada cria visita virtual ao Museu Hebraico

No âmbito do nono aniversário do Museu Hebraico Sahar Hassamaim – Portas do Céu, a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai disponibilizar acesso digital ao espaço.
Localizado na Rua do Brum, o museu foi inaugurado a 23 de Abril de 2015, após a conclusão das obras de recuperação levadas acabo pela autarquia.
Agora, graças à evolução da tecnologia, foi possível transportar este espaço para o mundo virtual, criando um mapeamento de 360º do edifício.
Aqui vai ser possível conhecer os quatro compartimentos deste antigo local de culto que inclui o Mikeve, antiga zona dos banhos rituais; o Espaço da Memória, dedicado aos legados culturais e históricos da presença hebraica no arquipélago dos Açores; o Quarto da Memória, que destaca as irmãs Albo e a decadência do imóvel que alberga a Sinagoga; e por último, a Sinagoga Sahar Hassamaim, com os legados inerentes à mesma.
Em todos os espaços vai ser possível aceder a explicações em vídeo sobre os mesmos.
A visita virtual pode ser feita através de um QR code situado à entrada do Museu Hebraico ou utilizando o seguinte link: https://my.matterport.com/show/?m=yNWdZhT2f1o .
Com esta iniciativa a autarquia quer facilitar o acesso ao conhecimento, dinamizando uma parte da riqueza do património cultural de Ponta Delgada.
Fundada em Dezembro de 1836 por um grupo de judeus originários de Marrocos, a antiga Sinagoga Sahar Hassamaim esteve ao abandono durante mais de cinco décadas.
Ao requalificar o espaço, a Câmara Municipal de Ponta Delgada recuperou o legado hebraico presente o concelho.
Recorde-se que o processo que levou a que a Sinagoga ficasse na posse da Câmara Municipal de Ponta Delgada surgiu na sequência do acordo assinado em 2009 com a Comunidade Israelita.

Edit Template
Notícias Recentes
Açores com 21 zonas balneares ‘zero poluição’
Clínica Bom Jesus acolhe doentes do HDES e já realizou 8 cirurgias
Bolieiro espera da república 85% do financiamento para o HDES
Ministro garante subsídio de mobilidade e grupo de trabalho
PSD critica “ânsia alarmista” do PS
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores