Edit Template

Açores retiveram 43 enfermeiros mas 47 reformaram-se

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, revelou ontem que “nos últimos anos retivemos uma média anual de 43 enfermeiros nos Açores, enquanto no mesmo período, em média 47 enfermeiros se aposentaram, o que nos preocupa seriamente no que confere ao futuro próximo”.
Pedro Soares falava na abertura das III Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia.
O Presidente da Ordem Regional foi convidado a fazer parte da mesa inaugural destas jornadas, tendo feito a sua apresentação alusiva à temática “Os Enfermeiros – o nosso futuro. O poder económico do cuidado”, tema proposto pelo Conselho Internacional de Enfermagem para as comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro de 2024.
Para Pedro Soares, “apesar do oceano que nos separa, é muito mais aquilo que nos une. Foi importante sentar à mesma mesa as instituições representativas da Enfermagem da Macaronésia, discutir realidades, projectos e a importância do trabalho em rede. Efectivamente, a Enfermagem nos Açores é claramente um bom exemplo de evolução nos últimos anos a diversos níveis, apesar das adversidades associadas a viver num arquipélago como o nosso.”
“Durante a minha intervenção, pude alertar para a questão da sustentabilidade, numa vertente não só do sistema regional de saúde, mas mais especificamente a sustentabilidade dos próprios cuidados à população”, disse.
As III Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia decorrem até hoje na Universidade dos Açores. Trata-se de um evento formativo organizado pela respetiva Escola Superior de Saúde, em conjunto com a Universidade de Las Palmas de Gran Canária, a Universidade de Santiago de Cabo Verde e a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny da Madeira.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores