A 28 de Abril de 2015, Helena Amaral confirmou que o seu novo projecto artístico ia dar pelo nome “Sorrisos de Pedra”. Desde esse dia, a artista nunca mais parou, com o apoio e promoção da MiratecArts, de procurar as bombas de lava pelos pequenos “cabeços” da ilha do Pico e virar arte.
A marcar os nove anos do projecto, mais uma escultura única é colocada no centro da vila da Madalena. O Roteiro dos Sorrisos de Pedra de Helena Amaral dá a volta à ilha do Pico com mais de 250 esculturas para todos apreciarem.
Além do Roteiro, uma exposição itinerante foi construída e já chegou a vários locais de sete das nove ilhas dos Açores, e ainda ao Porto, acompanhada por uma colecção de fotografias por Pedro Silva. Em 2022, o livro dedicado ao projecto foi publicado. As esculturas também já chegaram a colecções privadas de uma dúzia de países.
“Nove anos passaram depressa mas o trabalho foi-se fazendo regularmente. O que está mais presente para dar início é a Galeria dos Sorrisos na propriedade da MiratecArts e desejo preencher ou acrescentar mais uns Sorrisos em locais da ilha. É uma homenagem à ilha que escolhi viver e também à nossa bela montanha do Pico, quero a ilha toda a sorrir” expressou a artista Helena Amaral.
Desde 2015 celebramos o dia internacional do sorriso, criado em 1963 por Harvey Ball, artista americano, criador da imagem do smiley, com o aniversário deste projecto único na ilha montanha, Sorrisos de Pedra de Helena Amaral.