A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral, destacou, na cidade da Lagoa, o trabalho conjunto do Governo liderado por José Manuel Bolieiro com as instituições sociais, nomeadamente com as Santas Casas, nas valências para a infância e no que aos idosos diz respeito.
Berta Cabral falava em representação do Presidente do Governo dos Açores no encontro de Natal dos idosos da Santa Casa da Misericórdia da Lagoa e aproveitou a oportunidade para enaltecer o programa “Novos Idosos”.
“O programa “Novos Idosos” resulta de uma medida considerada pioneira no apoio ao envelhecimento activo, muito elogiada em termos comunitários e reveladora de uma política de autonomia de vida” – ressalvou.
Segundo a governante, este programa-piloto surge “porque há idosos que, pela sua autonomia, podem e devem ter a sua casa como lar, beneficiando do apoio do Governo dos Açores na gestão da sua vida quotidiana”.
Esta iniciativa governamental começou, numa fase experimental, nos concelhos de Ponta Delgada e Praia da Vitória, tendo sido alargada aos concelhos de Vila Franca do Campo, Lagoa e Horta. Estão presentemente integrados neste programa 198 idosos.
Em nome do Presidente do Governo dos Açores, a Secretária Regional cumprimentou todos os presentes, com votos de boas festas, e felicitou a Santa Casa da Misericórdia da Lagoa pelo seu percurso e pela intervenção activa que tem vindo a desenvolver em torno das várias valências da sua responsabilidade.
A governante sublinhou a importância da realização de convívios como este, não apenas pelo simbolismo da época natalícia e proximidade com os familiares, mas também pela dinâmica inter-geracional que os mesmos fomentam.
Berta Cabral terminou ressaltando a importância do trabalho de todos em prol do bem-estar e qualidade de vida dos idosos de todas as ilhas dos Açores.