Edit Template

Exposição “Réplicas da Memória” vai percorrer várias freguesias do concelho

A partir de Janeiro e no âmbito do programa “PDL Freguesias”, a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai levar a exposição “Réplicas de Memória” a seis freguesias do concelho.
Esta mostra do artista Ricardo Moreira reúne um conjunto de 43 peças de artesanato que se caracterizam como réplicas à escala de edifícios, estruturas históricas, costumes e tradições do povo açoriano. Entre elas está, por exemplo, o Convento da Esperança, o Fontenário das Sete Cidades e a Fabrica de Chá Gorreana.
Tal como é possível ler na sinopse, Ricardo Moreira explica que “a arte da reprodução de réplicas tão fiéis à sua real inspiração surge na sequência de uma tentativa singela, mas tão exaustiva de criar peças que transportem, de imediato, quem as contempla para a história e a significância do edifício ou estrutura representada”.
Na construção destas peças únicas, o artista utilizou várias técnicas e diversos materiais típicos e endógenos da Região como é o caso da pedra de basalto, a criptoméria, a folha de milho, entre outros.
Ricardo Moreira elucida para o facto de “o hábil manuseio empregue nas técnicas engenhosamente desenvolvidas ao longo dos tempos permitiram-me abraçar e encarar cada novo projecto com inocência, como se do primeiro se tratasse, onde cada pormenor retrata, tão fiel quanto possível, a sua própria representação”.
Neste sentido, a exposição vai ficar dois meses em cada local seguindo a seguinte ordem: de 10 Janeiro a 7 Março em Santo António; de 18 Março a 9 Maio nos Fenais da Luz; de 21 Maio a 17 Julho no Livramento; de 30 Julho a 26 Setembro em Santa Clara; de 30 Julho a 26 Setembro nas Capelas e de 4 Outubro a 4 Dezembro em São Pedro. Ricardo Viveiros Moreira nasceu em 1973 e é natural da Fajã de Cima, Ponta Delgada. Enquanto artesão dedica-se a este tipo de trabalho desde 2015, já tendo reunido vários prémios em concurso de presépios.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores