Edit Template

Lançamento da obra “Patrimonium Nostrum: contributos para o estudodo património cultural” a 4 de Janeiro na BPARD

No dia 4 de Janeiro (Quinta-feira), pelas 18:00h na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, irá decorrer a apresentação da obra “Patrimonium Nostrum: contributos para o estudo do património cultural, de Creusa Raposo e editado pela LisbonPress.
O leitor encontrará nesta obra questões relacionadas com a legislação e orientações do Património Cultural, História da Arte, História de Portugal, Arte, História e Antropologia dos Açores.
A sua facilidade de leitura, faz desta obra um instrumento para estudantes e investigadores na área do património cultural, assim como para qualquer pessoa interessada na aprendizagem, compreensão e no prazer da cultura.
A obra prefaciada porr Luís Nilton Correia é dedicada ao falecido professor da academia açoriana Carlos Cordeiro e será apresentada por Iva Matos, directora da BPARD.
Creusa Raposo nasceu em 1989 em Ponta Delgada, nos Açores. Na Universidade dos Açores licenciou-se em Património Cultural. Foi a investigadora responsável pela homenagem ao poeta arrifense Victorino Raposo em 2009.
Em 2016 foi-lhe conferido o grau de mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento pela mesma academia. Defendeu dissertação de mestrado aprovada por unanimidade com 18 valores, onde desenvolveu estudos sobre o território, arte e arquitectura religiosa, militar, residencial e de produção.
Possui formação extra-curricular em artes decorativas, restauro urbano, arquivo, genealogia, entre outros. É autora e co-autora de obras sobre património cultural dos Açores.
Deu entrevistas como autora e como investigadora sobre património na rádio, jornal e televisão nos Açores, EUA e Canadá. Realizou palestras, visitas guiadas, conferências de iniciativa própria, participou em colóquios nacionais e internacionais, e é autora de artigos científicos sobre património cultural publicados no Brasil, Espanha e Portugal.
No jornal Diário dos Açores” possuiu uma crónica sobre património cultural durante alguns anos: Patrimonium Nostrum e exerceu funções de jornalista, onde criou o Minuto do Património. Pequena rúbrica que aborda o património cultural desde a pré-história até meados do século XX, agora divulgada no jornal Portuguese Times, nos EUA e jornal digital “Açores 9”.
Actualmente exerce funções como Directora do “Musée du Feutre” e é responsável pelo “Office de Tourisme de Portes du Luxembourg”, na região de Ardennes, França, onde reside.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo activa regime de apoio á emergência climática
Alexandre Gaudêncio destaca importância do XX Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia
Câmara da Lagoa apresenta ópera “Suor Angelica”
Carreiras dos farmacêuticos no Parlamento
República financia captação de águana Praia da Vitória
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores