Edit Template

PAN/Açores defende que Portal da Transparência deve ser alargado

O PAN/Açores tomou conhecimento, por via de uma notícia publicada no jornal Açoriano Oriental, de que o Governo Regional criou um Portal da Transparência, colocando à disposição dos cidadãos dados sobre as diversas dimensões da governação, entre eles, a “composição e remuneração de cargos de nomeação política no arquipélago”, pode ler-se.
Apesar de dar parecer positivo à criação deste Portal, o Partido entende que a transparência deve compreender mais sectores e incluir dados, no nosso entender, de extrema relevância, nomeadamente sobre os apoios e pagamentos devidos, destinados às juntas de Freguesia, fornecedores, associações de Bombeiros dos Açores, Protecção Civil ou empresas e instituições culturais e desportivas. A esta questão acresce-se a demora do Executivo no pagamento destas receitas às entidades, que não se sabe em quantos meses de atraso se encontram.
O Partido considera que a transparência relativamente a estas questões é de extrema pertinência e interesse público, para além de que permitiria um acompanhamento mais eficaz das obrigações financeiras do Governo, garantindo simultaneamente uma maior clareza nos processos financeiros que dizem respeito à Região ao manter os cidadãos informados quanto ao apoio governamental prestado a instituições de grande valor para a sociedade.
“Para transparência não pode haver opacidade. Apelamos ao Executivo que alargue os domínios deste Portal a questões que realmente importam e interessam à população açoriana. Um Portal da Transparência não se pode centrar apenas em questões políticas, mas também em matérias que dizem respeito aos cidadãos e das quais as suas vidas dependem”, afirmou o Deputado e Porta-Voz do PAN/Açores, Pedro Neves.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara da Povoação comemora o Dia dos Avós no Jardim Municipal
Registados 48 acidentes de viação na Região Autónoma dos Açores
Greve dos procuradores do Ministério Público imobilizou tribunais durante três dias
Ano Santo Jubilar na Diocese de Angra marcado pelo Ciclo do Órgão
Detectado foco de Loque Americana na ilha das Flores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores