Edit Template

Palco de Ilusões dá a conhecer o projecto “VSTi Viola da Terra de 12 cordas”

A Palco de Ilusões convida a todos a conhecer o projecto VSTi Viola da Terra de 12 cordas, levado a cabo no passado ano de 2023, o qual consistiu na gravação, edição, masterização e criação de um VSTi da Viola da Terra de 12 cordas.
A Vsti (Virtual Studio Technology – Tecnologia de Estudio Virtual) foi criada pela empresa alemã Steinberg em 1996. Inicialmente, foi desenvolvida para emular equipamento de estúdio e transformar hardware em software; mais tarde, estendeu-se para os instrumentos, fazendo com que os mesmos pudessem ser executados por computadores e equipamentos com tecnologia MIDI (Interface Digital de Instrumentos Musicais).
A viola da terra é um cordofone que pertence à família das violas de arame portuguesas: viola amarantina, viola beiroa, viola braguesa, viola campaniça, viola toeira, viola de arame madeirense, e viola da terra. É um instrumento com a caixa em forma de “8”, com tampo harmónico paralelo às costas, sendo constituída por 12 cordas. Estas 12 cordas são dispostas em 5 ordens (parcelas) sendo a 1ª, 2ª e 3ª ordem dupla e a 4ª e 5ª ordem tripla (do som mais agudo para o mais grave).
A Palco de Ilusões gravou uma viola da terra construída por Raimundo Leonardes, a pedido do músico Rafael Carvalho, seu proprietário e executante nas gravações para este VSTi. Este trabalho contou com a colaboração do músico Paulo Vicente, responsável pela programação em software. A Palco de Ilusões disponibiliza de forma gratuita, em vários softwares, o VSTi para download na sua página da internet, (www.palcodeilusoes.com), — contribuindo assim para a difusão deste instrumento tradicional açoriano no panorama mundial. A Palco de Ilusões considera que a criação deste VSTi é uma forma prática e efectiva de contribuir para a preservação e promoção deste instrumento tradicional e, mais amplamente, da cultura açoriana.
Esta é, também, uma forma de preservar o instrumento e a sua música num ambiente digital: acção fundamental para que as futuras gerações tenham acesso às mesmas. A criação de um VSTi pode incentivar colaborações interculturais, permitindo que artistas de diferentes origens e estilos musicais possam criar uma obra de arte única — que, neste caso, envolve elementos da música tradicional açoriana.
“Podemos afirmar que, recorrendo à tecnologia, este projecto desempenha um importante papel na preservação da cultura açoriana. O VSTi permite que a música tradicional evolua, adaptando-se às exigências do mundo contemporâneo, garantindo a sua continuidade”, lê se no comunicado.
Este projecto teve o apoio da Direcção Regional dos Assuntos Culturais e a Palco de Ilusões pretende, em 2024, produzir o VSTi da viola da Terra tradicional da ilha Terceira, de 15 cordas, projecto que conta com a parceria do músico Evandro Meneses e que se encontra em concurso ao abrigo do RJAAC 2024.

Edit Template
Notícias Recentes
Novo livro de Leonor Sampaio da Silva apresentado no Teatro Micaelense
Parque Atlântico recebe primeira edição do programa de moda a 2 de Maio
Dez anos do projecto “Sorrisos de Pedra” com visita a Amesterdão
SEGMA confirma que HDES estava preparado para reabrir no final de Agosto, diz PS-Açores
Tarifas EUA: Paulo Moniz defende inclusão dos exportadores açorianos no “Programa Reforçar”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores