Edit Template

BPARLSR recebe exposição “Os têxteis numa viagem da fibra ao objecto”

No mês de Janeiro, dedicado ao dia Internacional do Conservador-Restaurador, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) recebe a conservadora-restauradora especialista Eva Armindo, que traz os têxteis numa viagem da fibra ao objecto.
“Os materiais usados nos têxteis são fibras, geralmente de origem natural, que, através da fiação, ligadas e torcidas, são transformadas em fios. Estes, por sua vez, organizam-se em estruturas têxteis, mais ou menos complexas, pelo cruzamento num tear ou pela criação de nós, redes ou rendas, recorrendo a outros instrumentos. Estes são utilizados para criar peças tridimensionais, como o vestuário, por exemplo, mas também num grande número de objectos, aparecendo frequentemente integrados em peças de outras categorias, associadas a diferentes materiais: é o caso, por exemplo, dos documentos da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro encadernados ou mapas e plantas”, lê-se no comunicado.
Neste sentido, a BPARLSR “convida-o a visitar a exposição patente na Sala de Consulta de Arquivo que aborda esta temática, de extrema importância para a compreensão e preservação do nosso património”.

Edit Template
Notícias Recentes
Gastamos mais nos transportes e menos em restaurantes e alojamento - Famílias açorianas têm despesa média anual de 19.400 Euros
Navio ‘Laura’ vai trazer 300 viaturas de Lisboa
PJ faz buscas na escola Antero de Quental
Região conta com mais 94 licenciados em enfermagem a partir de hoje
Novo concurso para reabilitar ruas nas Capelas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores