Edit Template

Governos dos Açores e da República criam a Academia Empreendedora na cadeia de Ponta Delgada

Está celebrado o protocolo entre o Governo dos Açores e a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, serviço do Ministério da Justiça, para a implementação da “Academia Empreendedora – Ativa o teu potencial” no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
O documento, assinado ontem pela Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, e pelo Director-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa Gonçalves, formaliza o arranque do projecto-piloto “Ativa o teu potencial – Promoção de Competências Empreendedoras em Jovens Reclusos” naquele estabelecimento prisional.
O objectivo deste projecto-piloto é promover competências empreendedoras nos jovens reclusos até aos 35 anos de idade, tendo em vista o incremento da autoestima dos participantes e a sua capacitação para a construção de novos percursos de vida e a reintegração sócio-profissional após execução da pena e consequente libertação. Assim, o programa incluiu 30 horas de formação, a decorrer num período máximo de 45 dias, e inclui áreas temáticas como empreendedorismo, criatividade, inovação, gestão ou comunicação, bem como iniciativas e eventos como “Empreendedor por um Dia” e “Feira do Empreendedor”.
A Academia Empreendedora é implementada pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direcção Regional da Juventude. Além da modalidade “Ativa o teu potencial”, destinada à população jovem reclusa nos Açores, inclui ainda a “Escola de Líderes”, que percorre todos os ciclos de ensino, incluindo o Ensino Universitário e o Ensino Profissional.
Este programa, cuja primeira edição decorreu no ano lectivo 2021/2022, é ainda desenvolvido em Instituições Particulares de Solidariedade Social, assegurando que os jovens, independentemente da sua circunstância pessoal e social, possam assimilar uma cultura de iniciativa, dinamismo, autonomia, tomada de decisão e de participação activa e construtiva na sociedade.

Edit Template
Notícias Recentes
Venda de casas arrefece e oferta imobiliária aumenta 16% em Ponta Delgada
Oposição vai requerer inconstitucionalidade da polémica prioridade nas creches
Os cinco pisos da ala nascente do HDES já estão reabertos e acolhem 76 doentes
Missa aos sábados na Ermida de Nª Sª da Paz
Tolerância de ponto para a função pública em festas do Pico, Santa Maria e Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores