Edit Template

Exposiçãodo Projecto Tricô na Biblioteca Auditório da Madalena

O “Projecto Tricô – MiratecArts Knitting Project” é um programa comunitário promovido pela associação MiratecArts na ilha do Pico. O ano de 2024 arrancou com a abertura da exposição de trabalhos na Biblioteca Auditório da Madalena, marcando o décimo ano destes encontros.
“Incentivar que as pessoas saiam de casa, juntem-se para partilhar seus conhecimentos, aprender pontos e ideias novas, ou apenas passar umas horas a conviver com outras que têm os mesmos interesses, à volta da arte do tricô, é o objectivo principal deste projecto,” diz Terry Costa. “Tudo começou com algumas senhoras da ilha a falarem comigo que gostavam de participar, mas que não se consideravam artistas. MiratecArts é para todos, admite o director artístico da associação cultural. “Todos têm arte em si, às vezes necessitam é de ajuda para a desenvolver. E aí nasceu o Projecto Tricô com mulheres, algumas que continuam, desde o primeiro dia, a dar força à causa.” Na exposição dos 10 anos do Projecto Tricô, além de trabalhos comunitários que incluem mais de 50 participantes, podem ver trabalhos individuais de Gina Neves, Maria Ildeberta, Conceição Vargas, Edite Cunha, Evalina Serpa, Fátima Patrício, Leonilda Vargas, Lola Dinis, Marisa Santos, Teresa Silveira, Angela Valeroso, Sandra e Fátima Medeiros.
Além das participantes aprenderem e partilharem os seus conhecimentos, desenvolverem as suas próprias peças que usam para ofertas ou levam às feiras, o grupo tem construído várias peças de arte pública. O Polvo Tricrochê, A Saia da Barrica, Suculentas Tricô, Manta do Biombo, Linha Vermelha e uma colcha que já chegou a várias escolas e jardins da ilha são algumas das obras conseguidas em conjunto. No ano passado construíram umas calças especiais que Terry Costa admite “já deram muito que falar quando as vesti em vários eventos. Uma peça muito colorida que se vê bem ao longe – uma declaração de liberdade com muitas cores.”
O grupo já trabalhou com a lã virgem de Santa Maria e com o famoso norueguês “Knitted by Macho Men”, que visitou a ilha montanha para incentivar o Projecto Tricô. As portas continuam abertas para quem deseja participar. E, ideias são sempre bem vindas para dinamizar e incentivar mais participantes. Os encontros regulares acontecem na Sala MiratecArts no quartel dos Bombeiros da Madalena. A exposição do Projecto Tricô continua até 26 de Janeiro na Biblioteca Auditório da Madalena e pode ser visitada de Segunda à Sexta, na hora do expediente, e ainda nas noites de cinema, Sextas das 20h30 às 23h00.

Edit Template
Notícias Recentes
17 Marchas de S. João desfilam Hoje em Vila Franca do Campo
Comunidade Açoriana une-se para ajudar famílias no Rio Grande do Sul, Brasil
Duarte Carreiro condecorado com a medalha de mérito das comunidades
Detido indivíduo por suspeita da prática do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Azores Pride 2024 arranca na próxima semana na Terceira e em São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores