Edit Template

Economia açoriana continua em terreno positivo

Em Novembro de 2023, o Indicador de Actividade Económica (IAE) dos Açores apresentou um aumento de 1,8%, face ao mês homólogo do ano anterior.
Este valor, ligeiramente inferior ao registado no mês anterior, situa-se a um nível superior ao observado por este indicador no mês homólogo de 2019 (no período pré-pandemia).
Na análise dos resultados dever-se-á ter presente que o IAE não pretende medir a variação infra-anual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia.
Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.
A revisão dos valores dos meses anteriores deve-se à actualização dos valores de algumas das séries de referência e aos ajustamentos decorrentes do tratamento da sazonalidade.

Consumo privado diminui

No mês de Novembro de 2023 o Indicador do Consumo Privado para os Açores (ICP-Açores) registou, em termos homólogos, um decréscimo de 0,4%, verificando-se um decréscimo de 0,5 pontos percentuais em relação ao valor revisto do mês anterior.
A informação disponível revelou taxas de variação homólogas positivas em grande parte das séries que constituem o ICP-Açores, com maior intensidade nas séries da Eletricidade consumida pelas famílias e Transportes aéreos.
Contudo, ocorreram variações homólogas negativas significativas nas séries dos Automóveis novos ligeiros de passageiros vendidos e Serviços Multibanco (pagamentos de serviços em caixas automáticos), conclui o SREA.

Edit Template
Notícias Recentes
Turistas gostam da paisagem e da segurança e não gostam dos serviços de restauração e dos transportes de táxis e de autocarros
Desaparecido turista belga que se encontrava a realizar um trilho pedestre na Lagoa do Fogo
Sismo de magnitude 2.6 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
Programa para a prevenção do cancro gástrico arranca na Terceira
Detido indivíduo fortemente indiciado da prática do crime de detenção de arma proibida na Ribeira Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores