Edit Template

Eurodeputada destaca potencial da geotermia açoriana no Parlamento Europeu

A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, interveio, ontem, em sessão plenária, em Estrasburgo, sobre a importância da energia geotérmica, “como fonte de energia renovável com características únicas”, para a Europa e, em particular, para regiões como os Açores.
Para a deputada, Vice-coordenadora do Partido Popular Europeu (PPE) na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE), do Parlamento Europeu, a geotermia “é um recurso de grande valor em regiões remotas e ultraperiféricas (…) que pode beneficiar a Europa no seu conjunto”, no caminho que está a trilhar com vista à independência energética, uma vez que “permite a produção contínua e fiável de energia elétrica”, mas também ser utilizada para “aquecimento urbano e em processos industriais”, garantiu.
Maria da Graça Carvalho aproveitou o momento para destacar junto dos colegas parlamentares o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta matéria pelos Açores, apontando a Região como exemplo a seguir: “Na Região Autónoma dos Açores estima-se que, ainda nesta década, perto de 60% das necessidades de energia eléctrica sejam cobertas pelas centrais geotérmicas existentes”.

Um exemplo
para toda a Europa

“O potencial por explorar [na UE] é imenso. Mesmo a Itália, o maior produtor da UE, aproveita apenas uma pequena fracção da sua capacidade”, acrescentou a social democrata.
A eurodeputada terminou a sua intervenção reforçando o apelo para que “a Comissão Europeia promova um levantamento exaustivo do potencial da energia geotérmica na União Europeia”, para que se perceba onde e como devem ser reforçados os investimentos europeus, com vista à autonomia energética, sem deixar nenhuma região para trás.
Recorde-se que Maria da Graça Carvalho foi a negociadora, nomeada pelo PPE, da reforma do mercado eléctrico da UE.

Edit Template
Notícias Recentes
Jorge Rita participa na manifestação de agricultores em Bruxelas contra cortes na PAC
Registados 60 acidentes de viação no arquipélago dos Açores
Pescado vendido em lota rendeu 2,5 milhões em Novembroe preço médio dispara para 8,61 euros/kg
Actividade económica nos Açores cresce 1,2% em Outubro, mas abranda face a Setembro
José Manuel Bolieiro destaca “novas oportunidades” dos Açores em conferência na Universidade de Coimbra
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores