Edit Template

BE propõe aumento do salário mínimo e da remuneração complementar

António Lima acusa o Governo de Coligação PSD, CDS e PPM de ter ficado “de braços cruzados perante o aumento da inflação”.
Para recuperar o poder de compra das famílias, o Bloco de Esquerda propõe o aumento do salário mínimo regional, o aumento da da remuneração complementar e o controlo de margens de comercialização num cabaz de produtos alimentares essenciais.
As propostas foram apresentadas após uma reunião com a Associação de Consumidores dos Açores, que enfrenta dificuldades devido à falta de financiamento, e que o coordenador do Bloco diz ter um papel fundamental na defesa dos consumidores açorianos.
“Percebemos a importância da defesa do consumidor em alturas como as que estamos a viver, com o aumento significativa dos preços, com uma inflação elevada e também com o aumento dos juros e das rendas na habitação”, disse António Lima.
Perante estas dificuldades, nos últimos anos “tivemos um Governo que ficou de braços cruzados”, mas agora que a inflação dá sinais de começar a descer, José Manuel Bolieiro “tentou ficar com os louros”, afirmou o primeiro candidato do Bloco às próximas regionais.
“Quem não fez absolutamente nada para contrariar a subida de preços, nem para apoiar as pessoas vem agora dizer que o mérito da descida da inflação é do seu Governo. Isso é falso e não faz qualquer sentido”, apontou António Lima.
O Bloco, por sua vez, ao longo da anterior legislatura fez várias propostas para contribuir para as famílias poderem enfrentar estas dificuldades – nomeadamente o aumento de salários no público e no privado e o controlo de preços de bens essenciais – mas as propostas foram rejeitadas pela coligação de direita.
António Lima salienta que “mais de 26% da população dos Açores está em risco de pobreza e muitas destas pessoas trabalham, mas ganham salários tão baixos que não dão para as despesas familiares a cada mês”.
Quase 40% dos trabalhadores do setor privado nos Açores recebe o salário mínimo, por isso “a pobreza nos Açores tem níveis desastrosos”.
O aumento do custo da alimentação, dos juros e das rendas significaram uma redução do rendimento disponível das famílias, por isso é importante lutar por melhores salários no setor público e no sector privado, para “contrariar o empobrecimento da população, que é uma marca deste Governo Regional de José Manuel Bolieiro”.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores