Edit Template

PAN valoriza papel das escolas profissionais

O porta-voz e candidato do PAN/Açores Pedro Neves, juntamente com o cabeça-de-lista da Terceira, Frederico Ferreira, estiveram reunidos com a Direcção da Escola Profissional de Angra do Heroísmo onde discutiram o actual modelo de ensino, bem como a sua importância no combate ao abandono escolar, sendo uma resposta às lacunas do mercado de trabalho.
Para os candidatos “as escolas profissionais devem dar resposta às exigências do mercado, promovendo cursos profissionais não só atractivos para os jovens, como também essenciais para o regular funcionamento da economia açoriana, permitindo colmatar a escassez de mão-de-obra em diversos sectores, como as áreas da saúde e construção civil, sem esquecer as potencialidades dos empregos verdes que pretendem proteger o meio ambiente e reduzir a pegada ambiental”.
“Temos de procurar adequar as ofertas formativas das escolas profissionais às necessidades do mercado. Veja-se o impacto da falta de mão-de-obra qualificada na construção civil, que dificultou a execução da verba do PRR destinada à habitação, sem prejuízo do enorme potencial dos cursos profissionais da área da saúde”, refere o Porta-voz e candidato do PAN/Açores, Pedro Neves.
No entanto, os candidatos do partido reconhecem que é importante tornar estes cursos atrativos para os jovens, devendo destacar-se a sua vertente prática e os índices de empregabilidade que atingem elevadas taxas de sucesso entre os jovens, permitindo, em muitos casos, acabar com a pobreza cíclica de muitas famílias açorianas.
“A formação profissional é a melhor arma para minimizar as desigualdades sociais.
Apostar na educação é conseguir mobilidade geracional, alcançando-se uma sociedade mais justa, ajudando a Região no seu crescimento económico”, afirmou o candidato do PAN pela Terceira, Frederico Ferreira.

Edit Template
Notícias Recentes
Chega diz que “Pico é uma vítima do excesso de proibicionismo”
Lagoa terá Plano Municipal de Juventude
Bombeiros de Ponta Delgada irão transportar Coroa do Município na Grande Coroação
Água Retorta recebe XII Mostra Gastronómica no final de Julho
Povoação prepara-se para “Kids Festival” nos dias 20 e 21 de Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores