Edit Template

CDU defende maior aposta na produção agrícola

A CDU esteve ontem nos Arrifes, em contacto com produtores de leite e com trabalhadores da Unileite. Estiveram presentes o primeiro candidato da CDU por São Miguel, Rui Teixeira, o coordenador regional da CDU, Marco Varela, e outros candidatos e activistas da CDU.

A candidatura da CDU defendeu que a produção agrícola “é essencial para o desenvolvimento económico e social de São Miguel. Apesar disso, a realidade mostra que este sector está cada vez negligenciado pelos governos regionais, tanto pelo actual, como pelos anteriores”.

“Os agricultores têm apostado na inovação e no aumento da produtividade. Apesar disso, o aumento dos custos de produção, e especialmente o dos combustíveis, colocou em risco a sobrevivência de um número significativo de explorações agrícolas. Só neste mês de Janeiro, fecharam três explorações dos Arrifes”, declara a CDU.

“Na produção leiteira, o preço médio pago ao agricultor é de apenas 40 cêntimos, menos 15% que a média nacional. Só uma pequena parte do valor produzido é que fica com o agricultor: em 10 euros, só cerca de 2 ficam com o agricultor, enquanto a distribuição, com destaque para as grandes superfícies, fica com cerca de 5 – realidade que é partilhada por todas as fileiras, desde o mel às flores, passando pela fruta e pelos legumes”, denuncia ainda.

Para a CDU, “é essencial uma outra política, que valorize a produção regional e aposte na diversificação. É, também, a nossa soberania alimentar que está em causa. É impossível dissociar estes problemas da liberalização e do livre funcionamento dos mercados, impostos pela União Europeia”.

Perante os prejuízos causados, a CDU defende que “são necessários apoios permanentes, que minimizem os efeitos da ultraperifericidade e da concorrência desregrada, e que não estejam sujeitos à vontade da Comissão Europeia. Recorde-se que o fim das quotas leiteiras foi aceite pelo PS e pelo PSD, e que foi a resistência dos eurodeputados e dos deputados regionais eleitos na altura pela CDU, a par da luta dos agricultores, que reduziu em parte os efeitos do fim das quotas e dos apoios à produção”.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo activa regime de apoio á emergência climática
Alexandre Gaudêncio destaca importância do XX Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia
Câmara da Lagoa apresenta ópera “Suor Angelica”
Carreiras dos farmacêuticos no Parlamento
República financia captação de águana Praia da Vitória
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores