Edit Template

Compras com cartões baterem recorde nos Açores, com quase 2 mil milhões de euros no ano passado

As compras nos Açores, em Dezembro, com recurso a Terminais de Pagamento Automático (TPA) atingiram o valor global de 164,5 milhões de euros, registando um acréscimo homólogo de 7,0%.
Durante o ano de 2023, as compras com recurso a TPA totalizaram 1.823,0 milhões de euros, valor superior em 13,3% ao verificado no ano anterior.
Os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) atingiram o montante total de 52,7 milhões de euros, verificando-se um decréscimo homólogo de 2,7%.
Os levantamentos em CA totalizaram 597,0 milhões de euros em 2023, menos 0,3% que no ano anterior.
Com efeito, segundo revela o SREA, as compras realizadas por intermédio de cartões bancários em TPA atingiram em dezembro de 2023, nos Açores, o montante de 164,5 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 7,0%.
Destes, cerca de 156,2 milhões de euros são de compras efetuadas com cartões de bancos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 6,4%, e cerca de 8,4 milhões de euros dizem respeito a compras efetuadas com cartões de bancos internacionais, o que representa um aumento homólogo de 20,2%.
Os pagamentos de serviços realizados por intermédio de cartões bancários em TPA, nos Açores, totalizaram cerca de 1,9 milhões de euros, representando uma variação homóloga negativa de 42,9%.
No ano de 2023, ocorreu uma variação anual positiva de 13,3%, nas compras com recurso a TPA.
Em relação aos pagamentos de serviços, foi igualmente registada uma variação anual positiva, mas de 79,7%.
Os levantamentos em CA atingiram no mês de dezembro, nos Açores, o montante de 52,7 milhões de euros, a que corresponde um decréscimo homólogo de 2,7%.
Destes, cerca de 51,4 milhões de euros são de levantamentos nacionais, o que representa uma variação homóloga negativa de 2,8%, e cerca de 1,3 milhões de euros dizem respeito a levantamentos internacionais, o que representa uma variação homóloga praticamente nula (+0,04%).
Os pagamentos de serviços em CA totalizaram cerca de 8,1 milhões de euros, apresentando um decréscimo homólogo de 27,0%.
Em 2023, os levantamentos em CA registaram uma variação anual negativa de 0,3%.
Quanto aos pagamentos de serviços em CA realizados no mesmo ano, verificou-se também uma variação anual negativa de 0,8%.
O volume de compras e levantamentos nacionais representou 88,7% do total de compras e levantamentos nos últimos 12 meses.

Edit Template
Notícias Recentes
Venda de casas arrefece e oferta imobiliária aumenta 16% em Ponta Delgada
Oposição vai requerer inconstitucionalidade da polémica prioridade nas creches
Os cinco pisos da ala nascente do HDES já estão reabertos e acolhem 76 doentes
Missa aos sábados na Ermida de Nª Sª da Paz
Tolerância de ponto para a função pública em festas do Pico, Santa Maria e Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores