Edit Template

Compras com cartões baterem recorde nos Açores, com quase 2 mil milhões de euros no ano passado

As compras nos Açores, em Dezembro, com recurso a Terminais de Pagamento Automático (TPA) atingiram o valor global de 164,5 milhões de euros, registando um acréscimo homólogo de 7,0%.
Durante o ano de 2023, as compras com recurso a TPA totalizaram 1.823,0 milhões de euros, valor superior em 13,3% ao verificado no ano anterior.
Os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) atingiram o montante total de 52,7 milhões de euros, verificando-se um decréscimo homólogo de 2,7%.
Os levantamentos em CA totalizaram 597,0 milhões de euros em 2023, menos 0,3% que no ano anterior.
Com efeito, segundo revela o SREA, as compras realizadas por intermédio de cartões bancários em TPA atingiram em dezembro de 2023, nos Açores, o montante de 164,5 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 7,0%.
Destes, cerca de 156,2 milhões de euros são de compras efetuadas com cartões de bancos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 6,4%, e cerca de 8,4 milhões de euros dizem respeito a compras efetuadas com cartões de bancos internacionais, o que representa um aumento homólogo de 20,2%.
Os pagamentos de serviços realizados por intermédio de cartões bancários em TPA, nos Açores, totalizaram cerca de 1,9 milhões de euros, representando uma variação homóloga negativa de 42,9%.
No ano de 2023, ocorreu uma variação anual positiva de 13,3%, nas compras com recurso a TPA.
Em relação aos pagamentos de serviços, foi igualmente registada uma variação anual positiva, mas de 79,7%.
Os levantamentos em CA atingiram no mês de dezembro, nos Açores, o montante de 52,7 milhões de euros, a que corresponde um decréscimo homólogo de 2,7%.
Destes, cerca de 51,4 milhões de euros são de levantamentos nacionais, o que representa uma variação homóloga negativa de 2,8%, e cerca de 1,3 milhões de euros dizem respeito a levantamentos internacionais, o que representa uma variação homóloga praticamente nula (+0,04%).
Os pagamentos de serviços em CA totalizaram cerca de 8,1 milhões de euros, apresentando um decréscimo homólogo de 27,0%.
Em 2023, os levantamentos em CA registaram uma variação anual negativa de 0,3%.
Quanto aos pagamentos de serviços em CA realizados no mesmo ano, verificou-se também uma variação anual negativa de 0,8%.
O volume de compras e levantamentos nacionais representou 88,7% do total de compras e levantamentos nos últimos 12 meses.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores