Edit Template

ADN defende subsídio de risco para bombeiros

O líder do ADN/Açores, Rui Matos, defendeu a aplicação do subsídio de risco aos bombeiros da Região, bem como a antecipação da reforma para os 60 anos, a par do financiamento das corporações.
Rui Matos, que se deslocou aos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, no âmbito da campanha para as eleições legislativas regionais de domingo, recordou o protesto realizado há cerca de duas semanas pelos bombeiros das corporações dos Açores, salientando que quando as classes profissionais da saúde e próprios bombeiros vão “para a rua é sinal que as coisas não estão bem”.
Cerca de 200 bombeiros de todas as corporações dos Açores, com exceção da do Corvo, manifestaram-se em 21 de janeiro, em Ponta Delgada, para reivindicarem melhores condições de trabalho.
O protesto, que aconteceu pela primeira vez na Região, foi organizado pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e pelo Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais e pretendeu “alertar o futuro governante” e os deputados que serão agora eleitos para terem como “prioridade a aprovação de medidas que melhorem as condições laborais”.
Rui Matos, que é candidato pela ilha de São Miguel e pelo circulo da compensação, considerou que estes profissionais “não querem muito, apenas ser reconhecidos com dignidade”.
O candidato apontou que “um bombeiro ganha um ordenado mínimo nacional, quando é uma profissão de risco”, defendendo por isso a atribuição do subsídio de risco, além da adoção do estatuto de bombeiro, que “foi aprovado na Assembleia Legislativa Regional e não foi posto em prática”.
“Os bombeiros sentem-se desprezados pelos sucessivos governos, desde o PS ao PSD, que não criam medidas para minimizar ou dar um certo conforto a quem é bombeiro”, afirmou, lamentando que agora se esqueçam “os heróis que estiveram na linha da frente” durante a pandemia de covid-19.
O candidato defendeu igualmente mais financiamento para as corporações dos bombeiros, considerando que trata-se de “verbas que são irrisórias para o orçamento regional”. “Nós, açorianos, precisamos de bombeiros, porque quem nos leva ao hospital é o bombeiro, quando há um incêndio quem apaga [o fogo] é o bombeiro. É uma classe que é muito importante, um pilar que faz parte da segurança de todos os açorianos”, afirmou o candidato.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores