Edit Template

PAN defende requalificação da antiga Fábrica do Álcool

O porta-voz do PAN/Açores defendeu que a antiga Fábrica do Álcool, na Lagoa, nos Açores, “tem de ser devolvida à comunidade”, defendendo que a resolução futura para aquele espaço não passa pela construção de um empreendimento turístico.
“Isto tem de ser devolvido à comunidade e tem de ser usado pela comunidade para que não percamos a nossa história. Aqui poderá ser muito bem um mercado municipal”, afirmou Pedro Neves, cabeça de lista do partido pelos círculos de São Miguel e da compensação às eleições regionais antecipadas de 4 de Fevereiro.
O candidato esteve em campanha eleitoral na cidade da Lagoa, junto à antiga Fábrica do Álcool, a primeira a surgir em São Miguel em 1882.
“Esta vinda aqui hoje tem a ver com uma iniciativa do PAN, que foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional, de reabilitação do património cultural e edificado com interesse regional e nacional”, sustentou Pedro Neves.
No entanto, e segundo acrescentou, desde que foi aprovada a iniciativa, há dois anos, o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) “não fez absolutamente nada” relativamente à fábrica, acrescentando que existe um problema relacionado com a protecção da população, já que a chaminé da antiga unidade fabril “está em avançado estado de degradação” e em risco de “cair para uma zona onde existem residências”.
Pedro Neves realçou a necessidade de se “salvaguardar o património cultural” e histórico daquela fábrica, que está em avançado estado de degradação.
“Isto é do Governo e nós defendemos que haja um protocolo, uma sinergia entre o poder local e o poder regional, para devolvermos a antiga fábrica à comunidade lagoense. A Câmara tem de estar envolvida e isso já foi aprovado”, explicou.
O candidato nas eleições do próximo Domingo sustentou que “não foi executado” um protocolo entre o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) e a Câmara Municipal de Lagoa (PS) para que se possa dar um novo uso à antiga fábrica porque o Executivo e a autarquia “têm cores políticas diferentes”.
Além da antiga Fábrica do Álcool, o porta-voz do PAN/Açores, disse que existem na Região muitos edifícios abandonados, seja de património com interesse regional, seja de interesse nacional.

Edit Template
Notícias Recentes
17 Marchas de S. João desfilam Hoje em Vila Franca do Campo
Comunidade Açoriana une-se para ajudar famílias no Rio Grande do Sul, Brasil
Duarte Carreiro condecorado com a medalha de mérito das comunidades
Detido indivíduo por suspeita da prática do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Azores Pride 2024 arranca na próxima semana na Terceira e em São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores