Edit Template

XVII Jornadas da Infância do CASA

Decorreram as XVII Jornadas da Infância que abordaram o tema “A Saúde Mental, Física e Emocional da Criança e do Adolescente”. Este evento formativo, promovido, anualmente, pelo C.A.S.A. – Centro de Apoio Social e Acolhimento, Bernardo Manuel da Silveira Estrela, decorreu no Teatro Ribeiragrandense e contou com 278 participantes (esgotando a lotação do espaço) e três especialistas na área.
A Presidente da Instituição, Lurdes Alfinete, reforçou a importância das Jornadas enquanto espaço de excelência para partilha, reflexão e questionamento sobre a prática pedagógica e sobre o papel de cada Educador, quer no âmbito formal das Escolas e das Instituições, quer numa perspectiva informal, em contexto Familiar e Social
«Falar de Saúde Mental é falar de uma outra componente de cada Criança ou Adolescente, de cada ser humano. Se nos preocupamos com o bem-estar físico, temos de olhar, com a mesma abertura e seriedade, para o bem-estar emocional, pois é o outro prato da mesma balança», avançou Lurdes Alfinete. A representante da direcção realçou, também, que «é muito importante promover momentos de formação como este, que já vai na sua 17ª edição. Este ano, desconstruiu-se mais um pouco a ideia errada de “doença” e disponibilizaram-se estratégias destinadas à promoção da Saúde Mental, Física e Emocional. Este é um desafio do nosso tempo, sobretudo no contexto educacional, e a par de competências de aprendizagem formativa temos de saber promover competências socioemocionais, temos de saber ajudar cada Criança e Jovem a lidar com os seus medos, frustrações, pressões e inseguranças, ajudando a gerir expectativas próprias e dos seus pares num mundo cada vez mais exigente».
A edição deste contou com André Maravilha, especialista em Saúde Mental e Psiquiatria e associado do Centro Hospitalar de Lisboa Central; Sílvia Oliveira, autora da obra “Super Reikinho” e cofundadora do CENIF, onde é, ainda, terapeuta holística e André Tavares, psicólogo clínico cognitivo-comportamental e psicanalista, mestre em Psicologia Criminal e Director da PERKURSOS.

Edit Template
Notícias Recentes
Produtores e Industriais das pescas criticam Lotaçor por praticar preços superiores à congénere madeirense
Menos pescado e menos valor descarregados em Maio nos portos dos Açores
Insolvências subiram 117% em Ponta Delgada nos primeiros 5 meses deste ano
O melhor do nacional de surf é já depois de amanhã na Ribeira Grande
Bolieiro diz que incêndio deve ser encarado como oportunidade para tornar HDES numa “referência”no país
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores