Hoje, dia 1 de Fevereiro, pelas 11h00, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira irá receber o lançamento do livro «Viagem ao Centro da Bananeira», uma edição do projecto Musa Azores. A obra será apresentada por António Braga, Elga Martin e Vanessa Melo, autores da mesma.
A obra expõe fotografias, da autoria de José Pedro Medeiros, acompanhadas de textos, sobre o processo de corte das bananeiras; separação das camadas que formam o caule até ao ‘coração da bananeira’, o feixe branco central e indivisível de fibras; a secagem das fibras; o tecer do fio; a produção do papel e a criação das peças. Além disso, são partilhadas experiências culinárias, saberes e técnicas realizadas com alunos e idosos, nomeadamente em escolas e centros de dia.
O projecto Musa Azores visa potenciar o uso sustentável e socialmente inclusivo de um recurso importante dos Açores, nomeadamente a bananeira, através da criação de peças artesanais, bem como da promoção de experiências em torno da mesma. Foi criado em 2022, na sequência de vários encontros e partilha de saberes, sob influência das vivências insulares, com enfoque na utilização dos recursos dos Açores para práticas artesanais. O entusiasmo gerado pela sua criação alimentou a investigação sobre as potencialidades da exploração criativa da bananeira no seu todo, caule, folha, flor e fruto.
A Musa Azores foi criada por António Braga, enfermeiro e actor, com experiência docente e de intervenção comunitária na área artística e da saúde; Elga Martin, mestre em gestão de empresas culturais e artesã premiada no concurso do livro criativo de Montpellier, em 2015; Vanessa Melo, arquitecta, doutorada em urbanismo, investigadora e docente, com formações em azulejaria e marcenaria.
Este projecto com apenas dois anos de experiência, tem vários sonhos para o futuro. Para além da vontade consolidar as experiências e conhecimento adquiridos, gostariam de abrir o projecto a novas possibilidades criativas, através da inclusão de outros materiais naturais, de técnicas e partilhas, nomeadamente partilhas em rede com outros artesãos, com visitantes e em exposições.
O lançamento da obra, organizado pela Câmara Municipal de Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, e pelo Musa Azores é dirigido a toda a comunidade, mas sobretudo a técnicos de instituições socioculturais e educativas almejando-se dar a conhecer as potencialidades desta planta e o seu uso criativo.