Edit Template

Bolieiro agradece aos açorianoscom uma palavra especial a S. Miguel

José Manuel Bolieiro agradeceu ontem à noite aos açorianos a confiança que lhe depositaram nas eleições e teve um agradecimento especial a S. Miguel, porque não só venceu as eleições na ilha, como conseguiu mais um deputado.
S. Miguel, como se sabe, era das ilhas onde se aguardava com mais expectativa o resultado, devido à vozes que diziam que a coligação não tinha investido nesta ilha.
Bolieiro disse que “o povo castigou uma coligação negativa”, referindo-se ao PS, acrescentando que os socialistas e Vasco Cordeiro deviam reflectir sobre o papel que tiveram no chumbo do orçamento, ao aliar-se com outros.
O líder do PSD-Açores recusou-se sempre a esclarecer se vai governar com o Chega ou se avança com uma maioria simples.
Mas deixou antever que “cada um que assume a sua responsabilidade” se o próximo orçamento não for aprovado.
“Sim, estou feliz pela confiança que me transmitem”, disse, ainda, José Manuel Bolieiro, prometendo continuar a “servir” os açorianos como fez nos últimos quatro anos.
Congratulando-se pela “forte participação” nas urnas, Bolieiro destacou o resultado em seis das nove ilhas dos Açores.
“É signficativo e não deixa margem para dúvidas em relação à minha liderança”, e agredeceu aos seus parceiros pela “coesão” e “sentido de missão” em “tempos muito difíceis”.
“Este reconhecimento personalizado da candidatura aumenta a minha responsabilidade” (…) “sem ceder a chantagens” e “para todas as ilhas”.
Dirigiu-se a Montenegro, ao seu lado, para dizer que “o líder do meu partido veio aos Açores para estar comigo e apoiar-me, mas também para cumprir a sua promessa de percorrer todos os municípios de Portugal”.
“Quero um primeiro-ministro que saiba reconhecer Portugal inteiro, e que olha para a sua projeção atlântica não como um fardo, mas sim como a melhor oportunidade de Portugal ter relevo na Europa e no mundo”, concluiu.

Montenegro ao lado de Bolieiro

Também na sede do PSD, em Ponta Delgada, Luís Montenegro falou antes de Bolieiro.
Elogiou José Manuel Bolieiro e a sua governação, diznedo que “pôs o interesse dos açorianos acima de todos os outros interesses, incluindo do PSD”.
Esta governação que “junta criação de riqueza, valorização das pessoas, solidariedade social é uma inspiração para o que vamos fazer no país a partir de 10 de março”, promete Montenegro, que atira para o PS a responsabilidade de impedir a AD de governar nos Açores: “Só pode haver um governo alternativo a este se todas a outra forças políticas e em particular duas – o PS e o Chega – se coligarem.”

Pedro Nuno Santos rejeita viabilizar

Pedro Nuno Santos, líder do PS, considerou ontem à noite, reagindo aos resultados, como “praticamente impossível” que os socialistas viabilizem um governo de direita, mas deixou a decisão para os órgãos regionais.
“Nunca trairíamos o eleitorado do PS, que ao votar no PS está a votar numa determinada visão da sociedade portuguesa e num determinado programa”, avança.
Pedro Nuno Santos assumiu a derrota, mas elogiou o trabalho de Vasco Cordeiro, acrescentando que “quando o PS ganha, ganha todo o PS. Quando o PS perde, perde todo o PS e hoje nós perdemos”
Quanto ao futuro governo, diz que “será uma boa decisão apoiada por todo o PS nacional”.

Mortágua reconhece derrota

Mariana Mortágua, líder do BE, reconheceu que o resultado obtido pelo seu partido ficou aquém do esperado, tendo perdido um deputado.
Garantindo que o deputado único do BE nos Açores será uma voz de “oposição” à esquerda contra o Governo Regional, Mortágua sublinha ainda que “há um oceano que separa” o Continente e os Açores em termos políticos, recusando a fazer leituras nacionais desta derrota eleitoral.

Costa felicita Bolieiro

O primeiro-ministro felicitou o líder da coligação PSD/CDS/PPM, José Manuel Bolieiro, que venceu as eleições regionais de ontem, e garantiu que o novo executivo dos Açores vai contar a colaboração institucional do Governo da República.
“Felicitei José Manuel Bolieiro pela vitória nas eleições regionais dos Açores, com votos das maiores felicidades a bem da região e dos açorianos”, escreveu António Costa na rede social X (antigo Twitter).
O primeiro-ministro adiantou ainda que o “Governo Regional dos Açores continuará a contar” com a sua colaboração institucional e do Governo da República.

Edit Template
Notícias Recentes
Emigrante açoriano em risco de ser deportado nesta nova era Trump
Antigos Combatentes dos Açores já podem beneficiar de descontos nos medicamentos
Novobanco dos Açores com lucros de 10,9 milhões de euros em 2024
Bolieiro enaltece papel do Turismo Rural no crescimento do sector na Região
“First Date” de Luís Filipe Borges com sucesso internacional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores