Edit Template

SATA faz acordo com Universidade da Califórnia para apoiar estágio de alunos nos Açores

Na sua recente visita ao Estado da Califórnia, a Presidente da SATA-Azores Airlines, Teresa Gonçalves, assinou um protocolo com o Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI) da Universidade do Estado da Califórnia em Fresno, fundado e dirigido por Diniz Borges.
O protocolo permitirá que cinco alunos desta universidade possam fazer estágios nos Açores, com a parceria da SATA e outras entidades.
Para Teresa Gonçalves, esta é uma forma de SATA-Azores Airlines contribuir para a fortalecimento das relações entre os Açores e a diáspora, através do mundo do ensino e da pesquisa.
Saúl Jimenez-Sandoval, reitor da universidade, que é fluente em português, adiantou na reunião com a presidente e a comitiva da SATA-Azores Airlines que “este protocolo vai abrir novas potencialidades para a cooperação entre os alunos desta universidade e os Açores. É um magnífico contributo para a diáspora açoriana na Califórnia.”
Para além de fortalecer os estágios que os alunos da universidade do estado da Califórnia em Fresno fazem com a Faculdade das Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, com o apoio da Câmara Municipal de Angra, este novo protocolo permitirá ainda outras possibilidades, entre elas o estágio de um aluno das ciências sociais, num município dos Açores, ou mesmo numa direcção do Governo Regional.
A Presidente da Faculdade das Ciências Sociais, também presente num almoço com a delegação da SATA-Azores Airlines, adiantou que há muito interesse pela parte dos alunos no serviço público em estagiar nos Açores e conhecer a realidade do serviço público açoriano.
A delegação da SATA-Azores Airlines, presidida pela por Teresa Gonçalves, esteve cinco dias na Califórnia, e na universidade do Estado da Califórnia, em Fresno, conheceu vários administradores, professores e presidentes de faculdades, assim como o Reitor Saúl Jimenez Sandoval, o qual tem um doutoramento em Português e Espanhol, é fluente em português, conhece os Açores e comprometeu-se a trabalhar no sentido de haver um maior estreitamento entre os Açores e a Fresno State.
Na reunião, com Teresa Gonçalves afirmou peremptoriamente: “Adoro os Açores e gostaria muito de ver um maior intercâmbio entre os Açores e esta universidade. Vejo os Açores com muita potencialidade, e há que dar a conhecer essa potencialidade aos nossos alunos, corpo docente, e comunidade em geral.”
Para Diniz Borges, Director do PBBI, a presença da SATA-Azores Airlines na Universidade do Estado da Califórnia em Fresno foi importante e trará um novo manancial de oportunidades para os alunos em ambos os lados do atlântico.
Alcidia Freitas Gomes, emigrante da ilha das Flores, que dirige o programa de intercâmbio na faculdade das ciências agrárias, assim como o Presidente da Faculdade, também presente na reunião/almoço, Rollston St. Hillaire, mostraram-se extremamente gratos por esta parceria com a SATA.
A visita da SATA-Azores Airlines ao estado da Califórnia foi coordenada pelo representante da companhia neste estado, Zeto Carvalho, “cuja dedicação à SATA e à diáspora têm sido atributos verdadeiramente louváveis e reconhecidos pela nossa diáspora açoriana na Califórnia”.
A Universidade do Estado da Califórnia em Fresno foi fundada em 1911, tornou-se uma faculdade de professores em 1921 e oferece cursos avançados desde 1949.
A alcunha popular da universidade é “Fresno State”.
É um dos 23 campus da Universidade do Estado da Califórnia (CSU System), um dos maiores sistemas de ensino superior do mundo, com cerca de meio milhão de alunos.
Na Universidade em Fresno estão matriculados 25.300 alunos.
Com um corpo docente composto por 1285 professores e leitores, a universidade é acreditada pelo Conselho de Educação da Califórnia e pela Associação Ocidental de Escolas e Faculdades.
Tem 26 programas departamentais acreditados a nível nacional, entre o maior número no sistema CSU na Califórnia. Mais de 70% dos alunos que frequentam esta universidade são os primeiros na sua família a conseguirem um curso universitário e cerca de 80% dos alunos que concluem uma licenciatura ou mestrado ficam no na zona de Fresno e centro do Vale de São Joaquim, contribuindo imenso para o crescimento económico e cultural desta zona.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores