Edit Template

Radares meteorológicos das Flores e São Miguel em funcionamento no 2º trimestre deste ano

Já há data prevista para o funcionamento dos radares meteorológicos das Flores e de São Miguel. Depois de vários anos de espera e de muitos anúncios falhados, o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) compromete-se agora com uma data final.
De acordo com Antena 1 Açores, o segundo trimestre de 2024 é agora a nova data anunciada pelo IPMA para que os radares meteorológicos das ilhas São Miguel e Flores estejam finalmente a funcionar depois de anos de promessas que não foram cumpridas.
“Os radares já estão prontos, a fábrica já os entregou, já se encontram no continente e prontos para virem para o arquipélago para serem depois instalados nas torres. As torres também estão a ser construídas, em Viana do Castelo. Quando estiverem prontas virão para os Açores e será tudo montado. Portanto, contamos estar a receber já dados dos radares meteorológicos a partir do 2º trimestre deste ano”, revela Carlos Ramalho, delegado do IPMA nos Açores.
O mesmo considera os radares meteorológicos uma mais-valia para todo o arquipélago: “Permite-nos seguir situações meteorológicas com uma outra precisão, tendo em conta que o radar permite-nos estar a ver a precipitação e o vento que está a ocorrer naquele momento, ou seja, a partir do momento que uma tempestade se aproxima do arquipélago e comece a influenciar a nossa zona da nossa região começamos a ver a precipitação que está associada a esta situação metrológica e o vento ainda antes de chegarem à terra. Permite-nos fazer o que chamamos de vigilância meteorológica com mais precisão”, declarou.
Os radares que vão ser instalados em breve, um no Morro Alto na ilha das Flores e o outro no Pico dos Santos de Cima na ilha de São Miguel, custaram 6 milhões de euros e foram financiados pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores