De acordo com a Antena 1 Açores, o aeroporto das Lajes vai ter agora um sistema automático de observação meteorológica próprio. O serviço era até agora garantido pela Força Aérea americana. Esta é uma condição essencial para finalizar um processo de certificação que começou em 2018, explicou Vítor Pereira, Director da Aerogare Civil das Lajes.
“Actualmente, a estação meteorológica que existia e existiu durante muitos anos, aqui no nosso aeroporto, era da Força Aérea norte-americana em que os parâmetros meteorológicos que eram emitidos eram apenas adequados à aviação militar, mas foram usados durante algum tempo na aviação civil. Com a certificação permanente tornou-se uma exigência a aquisição de uma estação meteorológica com os parâmetros da ICAO (Organização da Aviação civil internacional)”, disse o Director da Aerogare Civil das Lajes.
“As medições que eles fazem, e a grande diferença daqui é que eles conseguem ter de 10 em 10 minutos previsões, e este novo sistema que é uma das exigências da ICAO faz a previsão de 2 em 2 minutos, ou seja, a cada 2 minutos estamos a receber informações novas, tanto das condições meteorológicas da visibilidade e da própria orientação do vento. Isto vai permitir que a aviação se torne mais segura, sendo esta uma das exigências da ICAO”, declarou Vítor Pereira.
O contrato de instalação desta estação foi assinado em Dezembro de 2023 e ascende aos 730 mil euros. O prazo de execução é de 6 meses e o sistema deve estar operacional em Junho.