Estão abertas as candidaturas ao AECT – Programa de Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direcção Regional da Juventude.
As candidaturas devem ser formalizadas através do portal juventude.azores.gov.pt até ao dia 29 de Fevereiro, para iniciativas START e REART, e até 31 de Março, para projectos IMPACT.
Para as medidas START e IMPACT são elegíveis ao apoio, após avaliação e validação, os projectos e iniciativas a desenvolver durante o segundo semestre de 2024, sendo que para a medida REART são elegíveis candidaturas de projectos a desenvolver entre 1 de Abril e 30 Novembro.
A medida START apoia a concretização de pequenas iniciativas nas áreas do empreendedorismo e criatividade juvenil, que contribuam para o impulso inicial à criação e inovação jovem.
A medida IMPACT visa impulsionar o desenvolvimento de iniciativas de alto potencial nas áreas criativas e de empreendedorismo jovem, que resultem em projectos com impacto na comunidade jovem e/ou com expectativa de sustentabilidade e perpetuidade.
Através da medida REART são apoiadas as Residências Artísticas de Curta Duração.
A duração máxima dos projectos varia dos 6 e os 12 meses e o financiamento é de 1.500 e 5.000 euros, para os projectos START e IMPACT, respectivamente.
As Residências Artísticas de Curta Duração (REART) podem ser desenvolvidas entre três e cinco dias, com um apoio de 100 euros por dia, por participante.
Podem promover projectos AECT jovens entre os 16 e os 30 anos, naturais ou residentes na Região Autónoma dos Açores; grupos informais de jovens; entidades sem fins lucrativos; artesãos com estatuto reconhecido pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores (no caso da medida REART) e Casas dos Açores com projectos de divulgação da identidade açoriana.
O AECT integra ainda a medida FORMART para apoiar a formação em artes criativas, sendo que as candidaturas decorrem em período aberto também no Portal da Juventude dos Açores.