Edit Template

Secretaria Regional da Agricultura promove cursos de tratadores de gado em transporte marítimo

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através da Direcção Regional da Agricultura, tem vindo a promover cursos de tratadores de gado em transporte marítimo, com o objectivo de capacitar os formandos de conhecimento técnico e normativos relativos ao Bem-Estar Animal durante o transporte de ruminantes e equinos em viagens marítimas de longa duração.
A formação destina-se a tratadores que procedem ao acompanhamento de animais no decorrer do transporte marítimo de longa duração, designadamente, viagens com mais de oito horas, tendo já decorrido nas ilhas de São Miguel, com seis participantes, na Terceira com dez e no Pico igualmente com seis formandos.
Actualmente, estão a decorrer as inscrições para o curso em Santa Maria, que se realiza de 26 de Fevereiro a 2 de Março, sendo que este já conta até à data com 16 inscritos.
Segundo o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, “esta é uma formação profissional pioneira no país, que evidencia a importância que este Governo Regional dos Açores atribui ao bem-estar animal”.
“O transporte marítimo é de elevada importância para a Região Autónoma dos Açores, uma vez que é a única forma economicamente viável de movimentar animais entre ilhas e para fora do arquipélago, nomeadamente para a Madeira e Portugal continental”, frisa o Secretário Regional.
“Anualmente, exportamos cerca de 9.000 animais vivos, sendo, por isso, o transporte marítimo destes animais muito importante para a economia regional”, acrescenta António Ventura.
O curso de tratadores de gado em transporte marítimo é organizado em colaboração com os Serviços de Desenvolvimento Agrário das diversas ilhas e visa aumentar a capacitação e a literacia destes operadores nesta área de intervenção.
A formação é presencial e tem a duração de 22 horas, decorrendo em modo presencial, em horário laboral, das 9h30 às 16h30. As inscrições podem ser efectuadas por email para [email protected], ou pelo telefone 295 404 200.

Edit Template
Notícias Recentes
Taxa turística em São Miguel adiada para 1 de Janeiro 2025
ANAC investiga nos Açores se há práticas anticoncorrencias na aviação
“Rotterdam” Hoje em Ponta Delgada com 2.500 Passageiros
Governo dá continuidade à estrutura de missão no âmbito da saúde mental
Normalizadas as ligações aéreas com o Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores