Edit Template

Exposição de Camélias comemora hoje 20 anos a mostrar o melhor do paraíso do Vale das Furnas

Organizada pela Câmara Municipal da Povoação, em colaboração com o Terra Nostra Garden Hotel e a Junta de Freguesia de Furnas, a mostra de camélias deste ano contará, novamente, com mais de duas centenas de variedades que estarão em exposição neste espaço, mais amplo e com maior capacidade de acolher mais artesãos e produtores locais, com o que de melhor se faz no concelho da Povoação para degustação e venda.
O local dispõe ainda de um bom parque de estacionamento, reunindo as melhores condições para a realização da mostra.
A ligar a arte decorativa da exposição está um programa musical que animará a área onde estarão os artesãos e produtores locais.
Hoje, pelas 15 horas, actuará o Grupo Folclórico de São Pedro, da Lomba do Cavaleiro, e no Domingo, pela mesma hora, será a vez do Grupo Folclórico das Camélias das Furnas.
Fernando Costa, chefe do Parque Botânico Terra Nostra, é, uma vez mais, o mentor da estética que será apresentada nesta exposição; um trabalho cada vez mais difícil, onde a criatividade é posta à provaa cada ano que passa.
Fernando Costa é apoiado pela sua filha, pelo seu grupo de trabalho do parque Terra Nostra e pelo grupo de colaboradores da Câmara Municipal da Povoação.
A Exposição de Camélias poderá ser visitada hoje (dia 24), das 13 às 20 horas e no Domingo (dia 25), das 10 às 20 horas.
Todos os anos, a Câmara da Povoação entrega a responsabilidade da bilheteira da Exposição de Camélias a uma instituição concelhia. Este ano, será a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Povoação. A Exposição de Camélias das Furnas é, sem dúvida, um ícone incontornável da oferta turística da ilha de São Miguel, na época baixa e a cada edição que passa consolida-se uma aposta ganha, cumprindo a função da sua criação: um recurso endógeno que foi aproveitado e desenvolvido para beneficiar o comércio, a restauração, a hotelaria, os artesãos, os produtores e viveiristas. Todos ficaram a ganhar com a projecção deste grande evento.

Mais de 800 cameleiras diferentes no Parque Terra Nostra

À medida que a Primavera se aproxima, a magia das camélias em flor renova-se no Parque Terra Nostra, nas Furnas, casa de mais de 800 cameleiras diferentes que revelam um espectáculo único da Natureza.
Em homenagem à beleza e à delicadeza destas flores icónicas, que inspiraram obras literárias, peças de teatro e óperas, o Parque Terra Nostra e o Terra Nostra Garden Hotel, que integram a Bensaude Hotels Collection, organizam uma série de iniciativas, até 20 de março, que também refletem a riqueza simbólica do romance “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho.
O Terra Nostra Garden Hotel convida os amantes da natureza, hóspedes e visitantes a mergulharem num universo botânico de complexidade, efemeridade e descoberta, celebrando a época do “Florescer das Camélias”, um período em que as camélias são a atracção principal, enchem de cor os diferentes espaços e dão o mote às várias iniciativas que recuperam a simbologia dos relacionamentos humanos e da natureza efémera da vida, tal como foi imortalizada por Dumas.
Neste contexto, o programa proposto pelo Parque Terra Nostra e Terra Nostra Garden Hotel inclui:

  • Paixão e Amor pelas camélias. Exatamente o que Carina Costa, engenheira agrónoma do Parque Terra Nostra, pretende partilhar no workshop de grande sucesso em anos anteriores e que volta a acontecer a 2 de março.
    Tal como na história do famoso autor francês, a intensidade do romance entre Carina Costa e as camélias resultou num relacionamento sério.
    A sua dedicação de mais de uma década e o conhecimento profundo sobre a história, o cultivo, a propagação e os desafios fitossanitários das cameleiras são abordados nos momentos no programa de 4 horas, que inclui uma visita guiada ao Parque, um chá de Camellia sinensis acompanhado de produtos regionais e, ainda, a Masterclasse “Garden to Table”, do chef Nuno Gonçalves, que no final da visita irá ensinar a preparar um prato com texturas de Camélia Japónica e uma sobremesa especial;
  • Pureza e Inocência que tornam as descobertas da visita guiada à Coleção de Camélias do Parque Terra Nostra ainda mais deslumbrantes.
    Esta experiência, definida por anteriores participantes como única, é conduzida pela engenheira agrónoma Carina Costa, no dia 9 de Março, e promete impressionar curiosos e apaixonados.
    Será uma jornada enriquecedora e inspiradora que revela segredos e curiosidades sobre a história e o cultivo desta flor tão emblemática.
    A visita, com lugares limitados, inclui uma entrada no Parque para usufruir mais tarde.
    O Parque Terra Nostra também colabora com a Câmara Municipal da Povoação na organização de uma exposição de camélias no Pavilhão Multiusos das Furnas, que apresenta camélias cedidas pelo próprio Parque;
  • A vida efémera das camélias, representada nos cocktails e menus alusivos às camélias são servidos no bar The Gardener, no Terra Nostra Sushi Bar e no Restaurante Terra Nostra.
    Capturando a beleza transitória das flores, em sabores e aromas únicos, celebra-se a fugacidade e a preciosidade de cada momento proporcionado pelas camélias;
  • A devoção eterna à beleza das camélias inspirou ainda o Terra Nostra Wellness Place, no Terra Nostra Garden Hotel, a criar um lifting facial com efeito anti-aging, com produtos IGNAE, projetados para fortalecer o bem-estar e proporcionar relaxamento e cura.
    “Este momento é resultado do cuidado dedicado à preservação e ao cultivo das camélias, bem como um testemunho do nosso compromisso contínuo com a preservação ambiental e a promoção da biodiversidade. No Parque Terra Nostra, valorizamos profundamente cada ciclo da natureza e estamos focados em proporcionar um ambiente que inspire conexão e respeito pela vida natural”, afirma Carina Costa, engenheira agrónoma do Parque Terra Nostra.
Edit Template
Notícias Recentes
Prioridade nas creches será para crianças de pais trabalhadores
Milhares de Sopas do Espírito Santo hoje no Campo de S. Francisco
Açores registam forte subida no ranking das escolas
Número de doentes internados com Covid-19 está abaixar
Arquivado processo de dois padres Açorianos suspeitos de abuso sexual
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores