Edit Template

Exposição de Camélias comemora hoje 20 anos a mostrar o melhor do paraíso do Vale das Furnas

Organizada pela Câmara Municipal da Povoação, em colaboração com o Terra Nostra Garden Hotel e a Junta de Freguesia de Furnas, a mostra de camélias deste ano contará, novamente, com mais de duas centenas de variedades que estarão em exposição neste espaço, mais amplo e com maior capacidade de acolher mais artesãos e produtores locais, com o que de melhor se faz no concelho da Povoação para degustação e venda.
O local dispõe ainda de um bom parque de estacionamento, reunindo as melhores condições para a realização da mostra.
A ligar a arte decorativa da exposição está um programa musical que animará a área onde estarão os artesãos e produtores locais.
Hoje, pelas 15 horas, actuará o Grupo Folclórico de São Pedro, da Lomba do Cavaleiro, e no Domingo, pela mesma hora, será a vez do Grupo Folclórico das Camélias das Furnas.
Fernando Costa, chefe do Parque Botânico Terra Nostra, é, uma vez mais, o mentor da estética que será apresentada nesta exposição; um trabalho cada vez mais difícil, onde a criatividade é posta à provaa cada ano que passa.
Fernando Costa é apoiado pela sua filha, pelo seu grupo de trabalho do parque Terra Nostra e pelo grupo de colaboradores da Câmara Municipal da Povoação.
A Exposição de Camélias poderá ser visitada hoje (dia 24), das 13 às 20 horas e no Domingo (dia 25), das 10 às 20 horas.
Todos os anos, a Câmara da Povoação entrega a responsabilidade da bilheteira da Exposição de Camélias a uma instituição concelhia. Este ano, será a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Povoação. A Exposição de Camélias das Furnas é, sem dúvida, um ícone incontornável da oferta turística da ilha de São Miguel, na época baixa e a cada edição que passa consolida-se uma aposta ganha, cumprindo a função da sua criação: um recurso endógeno que foi aproveitado e desenvolvido para beneficiar o comércio, a restauração, a hotelaria, os artesãos, os produtores e viveiristas. Todos ficaram a ganhar com a projecção deste grande evento.

Mais de 800 cameleiras diferentes no Parque Terra Nostra

À medida que a Primavera se aproxima, a magia das camélias em flor renova-se no Parque Terra Nostra, nas Furnas, casa de mais de 800 cameleiras diferentes que revelam um espectáculo único da Natureza.
Em homenagem à beleza e à delicadeza destas flores icónicas, que inspiraram obras literárias, peças de teatro e óperas, o Parque Terra Nostra e o Terra Nostra Garden Hotel, que integram a Bensaude Hotels Collection, organizam uma série de iniciativas, até 20 de março, que também refletem a riqueza simbólica do romance “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho.
O Terra Nostra Garden Hotel convida os amantes da natureza, hóspedes e visitantes a mergulharem num universo botânico de complexidade, efemeridade e descoberta, celebrando a época do “Florescer das Camélias”, um período em que as camélias são a atracção principal, enchem de cor os diferentes espaços e dão o mote às várias iniciativas que recuperam a simbologia dos relacionamentos humanos e da natureza efémera da vida, tal como foi imortalizada por Dumas.
Neste contexto, o programa proposto pelo Parque Terra Nostra e Terra Nostra Garden Hotel inclui:

  • Paixão e Amor pelas camélias. Exatamente o que Carina Costa, engenheira agrónoma do Parque Terra Nostra, pretende partilhar no workshop de grande sucesso em anos anteriores e que volta a acontecer a 2 de março.
    Tal como na história do famoso autor francês, a intensidade do romance entre Carina Costa e as camélias resultou num relacionamento sério.
    A sua dedicação de mais de uma década e o conhecimento profundo sobre a história, o cultivo, a propagação e os desafios fitossanitários das cameleiras são abordados nos momentos no programa de 4 horas, que inclui uma visita guiada ao Parque, um chá de Camellia sinensis acompanhado de produtos regionais e, ainda, a Masterclasse “Garden to Table”, do chef Nuno Gonçalves, que no final da visita irá ensinar a preparar um prato com texturas de Camélia Japónica e uma sobremesa especial;
  • Pureza e Inocência que tornam as descobertas da visita guiada à Coleção de Camélias do Parque Terra Nostra ainda mais deslumbrantes.
    Esta experiência, definida por anteriores participantes como única, é conduzida pela engenheira agrónoma Carina Costa, no dia 9 de Março, e promete impressionar curiosos e apaixonados.
    Será uma jornada enriquecedora e inspiradora que revela segredos e curiosidades sobre a história e o cultivo desta flor tão emblemática.
    A visita, com lugares limitados, inclui uma entrada no Parque para usufruir mais tarde.
    O Parque Terra Nostra também colabora com a Câmara Municipal da Povoação na organização de uma exposição de camélias no Pavilhão Multiusos das Furnas, que apresenta camélias cedidas pelo próprio Parque;
  • A vida efémera das camélias, representada nos cocktails e menus alusivos às camélias são servidos no bar The Gardener, no Terra Nostra Sushi Bar e no Restaurante Terra Nostra.
    Capturando a beleza transitória das flores, em sabores e aromas únicos, celebra-se a fugacidade e a preciosidade de cada momento proporcionado pelas camélias;
  • A devoção eterna à beleza das camélias inspirou ainda o Terra Nostra Wellness Place, no Terra Nostra Garden Hotel, a criar um lifting facial com efeito anti-aging, com produtos IGNAE, projetados para fortalecer o bem-estar e proporcionar relaxamento e cura.
    “Este momento é resultado do cuidado dedicado à preservação e ao cultivo das camélias, bem como um testemunho do nosso compromisso contínuo com a preservação ambiental e a promoção da biodiversidade. No Parque Terra Nostra, valorizamos profundamente cada ciclo da natureza e estamos focados em proporcionar um ambiente que inspire conexão e respeito pela vida natural”, afirma Carina Costa, engenheira agrónoma do Parque Terra Nostra.
Edit Template
Notícias Recentes
há 4 médicos por mil habitantes nos açores, abaixo da média nacional
Venda de carros novos dispara nos dois primeiros meses
Câmara de P. Delgada reforça em 60% verbas para as Juntas de Freguesia
Livro reúne testemunhos sobre os 50 anos do 25 de Abril nos Açores
Câmara Municipal de Ponta Delgada e Greenvolt entregam Bolsas de Mérito a alunos do ensino secundário
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores