Edit Template

“Space SHEroes: quando as mulheres desafiam os limites da ciência e tecnologia” em debate na UAc

Ana Pires estará à conversa com jovens dos Açores sobre o seu relevante percurso profissional e académico. A Investigadora do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC está envolvida em vários projectos sustentáveis de mineração marítima/marinha, geotecnologias, geoengenharia e georrecursos.
A sua investigação está focada na interação Espaço-Terra-Mar, Recursos Espaciais, Mineração Espacial, geotecnia, geofísica e desenvolvimento de geotecnologias ou georobótica para exploração espacial.
Foi também a primeira portuguesa a concluir com sucesso o Programa de Cientista Astronauta, no âmbito do Projeto “Polar Suborbital Science in the Upper Mesosphere” apoiado pela Flight Opportunities da NASA.
Ana Pires é apaixonada por explorar ambientes extremos e é Fellow-Membwer do “The Explorers Club”. Ela é mergulhadora especialista (Certificação SSI), e foi a Crew Scientist da equipa “Pegasus” (Crew 281) que levou a cabo uma missão análoga de 2 semanas em Maio de 2023 na Mars Desert Research Station” (MDRS), localizada no Utah (EUA), que pertence e é gerida pela Mars Society.
Desde 2018 tem feito esforços para promover o voo espacial humano, astrogeologia, tecnologia, robótica e atividades de divulgação STEAM em Portugal. Foi a líder e a comandante do projecto CAMões (Caving Analog Mission: Ocean, Earth and Space), a primeira missão análoga Lunar em Portugal que teve lugar na Gruta Natal (Ilha Terceira) que decorreu no final de Novembro de 2023.
Os encontros com a investigadora decorrerão no dia 7 de Março, pelas 14h00, no Anfiteatro IX da Universidade dos Açores no campus de Ponta Delgada, e no dia 8 de Março pelas 10h15 na Escola Secundária de Lagoa e às 21h00 no Observatório Astronómico de Santana.
A iniciativa, uma organização conjunta do American Corner da Universidade dos Açores, do Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa e do Observatório Astronómico de Santana (OASA), vem chamar a atenção para o papel das mulheres no desenvolvimento da ciência e tecnologia no âmbito da compreensão e exploração espacial.

Edit Template
Notícias Recentes
Taxa turística em São Miguel adiada para 1 de Janeiro 2025
ANAC investiga nos Açores se há práticas anticoncorrencias na aviação
“Rotterdam” Hoje em Ponta Delgada com 2.500 Passageiros
Governo dá continuidade à estrutura de missão no âmbito da saúde mental
Normalizadas as ligações aéreas com o Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores