Edit Template

Academia Cordas apresentada no maior evento mundial da música folk

Terry Costa, director artístico da MiratecArts e fundador do Cordas World Music Festival, mais conhecido localmente como Festival Cordas, participou na Conferência Internacional da Folk Alliance 2024, em Kansas City, nos EUA.
“Uma semana para desenvolver conexões, novas descobertas, e repleta de momentos inspiracionais, é o que a Folk Alliance providência,” admite Terry Costa, “o qual MiratecArts fez parte, devido ao meu compromisso profissional neste país, que deu a oportunidade de anunciar o novo programa para o Festival Cordas, que enquadra nos objectivos do mundo Folk, a Academia Cordas”.
Ao criar este programa, a MiratecArts pretende acolher mais artistas durante o festival internacional de músicas do mundo, que acontece anualmente no concelho da Madalena, na ilha do Pico, Açores. “Alguns artistas visitam o festival sem fazerem parte do cartaz. Com a Academia queremos incentivar que isso aconteça cada vez mais, mas providenciando estruturas para que artistas visitantes consigam angariar mais conhecimento e experiências de trabalhar com artistas locais e artistas internacionais que viajam regularmente pelo mundo.” Sendo assim, a Academia Cordas vai incluir programa de conferência, workshops, oportunidade de sessões de jam, a criação de um espectáculo único e ainda visitas a locais emblemáticos da ilha com sessões fotográficas e vídeo, assim desenvolvendo os materiais de promoção de cada artista participante. “A Academia não é só para artistas em digressão mundial, mas sim para os nossos artistas regionais, sejam estudantes ou com carreiras já mais desenvolvidas, e ainda garante que o artista também tenha a oportunidade de propor concertos, recitais ou outro programa educacional”, avança Terry Costa.
As candidaturas estão abertas para a primeira edição da Academia Cordas, a acontecer em 2025, quando o Festival Cordas celebra a sua décima edição. Artistas com instrumentos de cordas dedilhadas ou friccionadas são encorajados a se candidatarem.
A Conferência Internacional da Folk Alliance, apresentada pela Folk Alliance International, é o maior encontro mundial da indústria e comunidade da música folk, cruzando uma ampla gama de géneros, incluindo Appalachian, Americana, Blues, Bluegrass, Celtic, Cajun, Global Roots, Hip-Hop, Old-Time, Spoken-Word, Tradicional, CantAutor, Zydeco e várias fusões.
Além dos concertos, a conferência é repleta de sessões de painéis sobre temas relevantes do sector, com a participação de especialistas como agentes, editoras, apresentadores de festivais, produtores e artistas. Em 2025, este evento está a ser planeado para a cidade de Montreal, Canadá.

Edit Template
Notícias Recentes
há 4 médicos por mil habitantes nos açores, abaixo da média nacional
Venda de carros novos dispara nos dois primeiros meses
Câmara de P. Delgada reforça em 60% verbas para as Juntas de Freguesia
Livro reúne testemunhos sobre os 50 anos do 25 de Abril nos Açores
Câmara Municipal de Ponta Delgada e Greenvolt entregam Bolsas de Mérito a alunos do ensino secundário
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores