Edit Template

Programa para a prevenção do cancro gástrico arranca na Terceira

No próximo dia 4 de Março, pelas 15 horas, terá lugar na Farmácia Vasconcelos, em Angra do Heroísmo, o lançamento oficial do “Programa de Rastreio Oportunistas de Helicobacter pylori”.
O programa permitirá aos residentes elegíveis na ilha Terceira realizar um rastreio gratuito de diagnóstico da infecção pela bactéria Helicobacter pylori (Hp). A identificação precoce e o respectivo tratamento de pessoas infectadas poderão contribuir para a prevenção do cancro gástrico. O Programa que irá acompanhar e monitorizar a população elegível ao longo do tempo, avaliando a viabilidade de diagnóstico de Hp num contexto real e promovendo a literacia dos cidadãos, poderá vir a ser alargado ao país. O projecto resulta do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Prevenção do National Cancer HUB, criado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e pela Direcção-geral da Saúde (DGS), em linha com o Plano Nacional de Luta contra o Cancro 2021-2030. Localmente, será coordenado pelo COA, em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias e o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.
O evento conta com a presença da Secretária Regional de Saúde e Desporto, Mónica Seidi, Hugo Soares, Gestor de Ciência da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, Hugo Soares, Gestor de Ciência (AICIB), João Macedo, membro do Grupo de Trabalho de Prevenção do National Cancer Hub e Presidente do Conselho de Administração do Centro de Oncologia dos Açores José Conde (COA), Teresa Almeida, membro do Grupo de Trabalho de Prevenção do National Cancer Hub e da direcção da Associação Nacional das Farmácias, Vânia Fernandes, membro do Grupo de Trabalho de Prevenção do National Cancer Hub e Secretária-geral da Associação de Farmácias de Portugal, Nuno Ribeiro, investigador na Unidade de Prevenção de Cancro do Ipatimup, entre outras entidades.

Edit Template
Notícias Recentes
Taxa turística em São Miguel adiada para 1 de Janeiro 2025
ANAC investiga nos Açores se há práticas anticoncorrencias na aviação
“Rotterdam” Hoje em Ponta Delgada com 2.500 Passageiros
Governo dá continuidade à estrutura de missão no âmbito da saúde mental
Normalizadas as ligações aéreas com o Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores