Edit Template

Federação Agrícola alerta novo Governoque existem “muitas decisões paradas”

O Presidente da Federação Agrícola dos Açores disse ontem esperar que o novo Governo Regional mantenha os compromissos com o sector, salientando que existem “muitas decisões paradas” que devem ser agilizadas.
“Sabemos que o Secretário [Regional da Agricultura] é o mesmo. Temos muitos compromissos assumidos, muitos deles com muito sucesso ao longo dos últimos três anos e há outros que queremos que sejam revisitados e melhorados”, disse Jorge Rita.
O novo Governo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, tomou posse na Segunda-feira.
Lembrando o acordo de parceria firmado, em 2023, pelo anterior Governo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM com os parceiros sociais, o dirigente associativo disse esperar que se cumpra o que ficou estabelecido.
“As expectativas que temos são que o Governo Regional cumpra aquilo que está no acordo escrito, onde está delineado aquilo que pensamos que é o melhor para o sector na Região”, defendeu Jorge Rita, que é também Presidente da Associação Agrícola da Ilha de São Miguel.
Jorge Rita disse ainda esperar que o Secretário Regional da Agricultura, António Ventura, constitua rapidamente a sua equipa, alegando que há “muitas coisas” que urgem solução e que, com o chumbo do Orçamento para 2024, houve decisões que ficaram paradas.
“Aguardamos rapidamente que saiam as novas portarias. O que é muito importante neste momento é que o Secretário consiga fazer uma boa secretaria, atendendo aos atrasos que já temos em relação ao Quadro Comunitário de Apoio”, sustentou, defendendo que é necessária “uma secretaria forte para que os agricultores se sintam apoiados”.
Com a entrada em funções, o novo Executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM tem 10 dias para entregar, na Assembleia Regional, o Programa do Governo, o documento que contém as principais orientações políticas e as medidas a propor para toda a legislatura.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores