Edit Template

Francisco César (PS) defendecombate à pobreza energética

De visita a um edifício da EDA de armazenamento de baterias, na ilha de São Miguel, os candidatos socialistas quiseram pôr as energias renováveis na ordem do dia, sublinhando a relevância do tema não só para o ambiente como para o orçamento das famílias.
“Quando nós dedicamos a nossa campanha à questão dos rendimentos, aos problemas reais da vida das pessoas, a questão do preço da energia, da conta da luz, é muito importante para nós”, sublinha Francisco César, que vê na poupança energética um modo de ajudar as famílias a diminuir gastos e assim terem mais recursos para si.
É nesse sentido que o Partido Socialista inclui no seu programa medidas de combate à pobreza energética, entre elas a aplicação da taxa mínima de eletricidade de 4% aos primeiros 200 kWh de energia elétrica consumida em cada mês e de 300 kWh mensais, no caso das famílias numerosas, o que duplica os valores atuais e beneficia mais de 3 milhões de famílias, acrescentou.
Francisco César sublinha ainda outra vantagem da aposta estratégica em energias renováveis: “Para além da questão ambiental, que está em causa é termos recursos para alocarmos noutras áreas ou, pelo menos, garantir que em alturas de crise o preço da electricidade não suba tanto”, explica o candidato, dando como exemplo a recente crise inflacionista, cujo impacto no custo da energia foi menor na Madeira e os Açores do que em Portugal continental, dados os investimentos feitos em energias renováveis. Para os próximos anos, ambas as regiões autónomas terão à disposição um pacote de apoios na ordem dos 370 milhões de euros do PRR.
Estas medidas vêm juntar-se a outras que o PS prevê para ajudar as famílias a nível de rendimentos, como o aumento do salário mínimo para 1.050 euros até 2027 e do salário médio para, pelo menos, 1750 euros, a atualização dos escalões do abono de família ao nível da inflação, a devolução de parte do IVA dos consumos de bens essenciais às famílias que não pagam IRS, entre outras.

Edit Template
Notícias Recentes
Eléctricos ultrapassam pela primeira vez este ano os automóveis a gasolina nas vendas de ligeiros nos Açores
Governo dos Açores lança campanha nacional “Aqui Vive-se” para atrair médicos para a Região
Preços dos produtos energéticos disparam 11,32% apesar do abrandamento da inflação nos Açores
Ponta Delgada recebe hoje dois navios de cruzeiro em travessias transatlânticas rumo à Europa
Escolas dos Açores recolheram mais de 48 toneladas de resíduos eléctricos e electrónicos, pilhas e baterias
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores