Edit Template

Mais de uma dezena de jovens reclusos integram Academia Empreendedora – Activa o teu Potencial

Arrancou na Segunda-feira no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o projecto-piloto da “Academia Empreendedora – Activa o teu Potencial”, uma iniciativa do Governo dos Açores em parceria com a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Ao longo de 10 sessões, mais de uma dezena de reclusos com idades até aos 35 anos vão dinamizar este programa de promoção de competências empreendedoras e sociais, tendo em vista um primeiro contacto intensivo com conceitos e práticas associadas ao empreendedorismo, como comportamentos e atitudes, inovação, gestão ou comunicação, por exemplo.
O objectivo é a capacitação dos jovens reclusos para a construção de novos percursos de vida e a sua reintegração sócio-profissional após execução da pena e consequente libertação.
A “Academia Empreendedora – Activa o teu Potencial” percorre diferentes etapas, entre as quais a actividade “Empreendedor por um dia”, que permitirá aos jovens uma experiência real de criação de um micro negócio, e o “Encontro com Empreendedores” para que os participantes possam conhecer e interagir com os protagonistas de histórias de desafio, aprendizagem e sucesso.
O programa culmina com a realização da “Feira do Empreendedor” para que os jovens reclusos participantes possam apresentar e defender o seu projecto de empreendedorismo à comunidade.
A implementação do projecto-piloto da “Academia Empreendedora – Activa o teu Potencial” no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada resulta de um protocolo assinado em Janeiro último pela Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, e pelo Director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa Gonçalves.
A Academia Empreendedora é implementada pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direcção Regional da Juventude.
Além da modalidade “Activa o teu potencial”, destinada à população jovem reclusa nos Açores, inclui ainda a “Escola de Líderes”, que percorre todos os ciclos de ensino, incluindo o Ensino Universitário e o Ensino Profissional, bem como Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Edit Template
Notícias Recentes
Emigrante açoriano em risco de ser deportado nesta nova era Trump
Antigos Combatentes dos Açores já podem beneficiar de descontos nos medicamentos
Novobanco dos Açores com lucros de 10,9 milhões de euros em 2024
Bolieiro enaltece papel do Turismo Rural no crescimento do sector na Região
“First Date” de Luís Filipe Borges com sucesso internacional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores