Edit Template

Programa para a prevenção do cancro gástrico arranca na Terceira

No próximo dia 4 de Março, pelas 15 horas, terá lugar na Farmácia Vasconcelos, em Angra do Heroísmo, o lançamento oficial do “Programa de Rastreio Oportunistas de Helicobacter pylori”.
O programa permitirá aos residentes elegíveis na ilha Terceira realizar um rastreio gratuito de diagnóstico da infecção pela bactéria Helicobacter pylori (Hp). A identificação precoce e o respectivo tratamento de pessoas infectadas poderão contribuir para a prevenção do cancro gástrico. O Programa que irá acompanhar e monitorizar a população elegível ao longo do tempo, avaliando a viabilidade de diagnóstico de Hp num contexto real e promovendo a literacia dos cidadãos, poderá vir a ser alargado ao país. O projecto resulta do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Prevenção do National Cancer HUB, criado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e pela Direcção-geral da Saúde (DGS), em linha com o Plano Nacional de Luta contra o Cancro 2021-2030. Localmente, será coordenado pelo COA, em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias e o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.
O evento conta com a presença da Secretária Regional de Saúde e Desporto, Mónica Seidi, Hugo Soares, Gestor de Ciência da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, Hugo Soares, Gestor de Ciência (AICIB), João Macedo, membro do Grupo de Trabalho de Prevenção do National Cancer Hub e Presidente do Conselho de Administração do Centro de Oncologia dos Açores José Conde (COA), Teresa Almeida, membro do Grupo de Trabalho de Prevenção do National Cancer Hub e da direcção da Associação Nacional das Farmácias, Vânia Fernandes, membro do Grupo de Trabalho de Prevenção do National Cancer Hub e Secretária-geral da Associação de Farmácias de Portugal, Nuno Ribeiro, investigador na Unidade de Prevenção de Cancro do Ipatimup, entre outras entidades.

Edit Template
Notícias Recentes
Venda de casas arrefece e oferta imobiliária aumenta 16% em Ponta Delgada
Oposição vai requerer inconstitucionalidade da polémica prioridade nas creches
Os cinco pisos da ala nascente do HDES já estão reabertos e acolhem 76 doentes
Missa aos sábados na Ermida de Nª Sª da Paz
Tolerância de ponto para a função pública em festas do Pico, Santa Maria e Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores