Edit Template

Açores na Cimeira Europeia das Regiões e Municípios

Teve início ontem a 10.ª Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios, organizada pelo Comité das Regiões Europeu em conjunto com a região da Valónia, e que conta com a participação de mais de 3500 representantes regionais e locais.
O investimento da UE para uma transição justa, a inovação digital, a política de integração e a luta pela igualdade de género foram alguns dos os principais temas das sessões do primeiro dia.
Na sessão de abertura, o presidente do Comité das Regiões Europeu (CR), Vasco Cordeiro, e o ministro-presidente da região da Valónia, Elio Di Rupo, apontaram o papel dos órgãos de poder local e regional da UE, e de fora dela, para fazer face aos problemas das comunidades locais em todo o mundo.
Esta cimeira é a primeira a reunir representantes de todo o mundo para assinalar a importância de enfrentar em conjunto os desafios comuns e reforçar o papel das autoridades subnacionais.
O debate de abertura contou com ainda mensagens vídeo de Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu e António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, bem como com intervenções de Fatimetou Abdel Malick, presidente da região de Nouakchott e presidente da Secção Africana da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais, Sérgio Aguiar, presidente da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Brasil), Rudi Vervoort, ministro-presidente da região de Bruxelas Capital, e Tetiana Yehorova-Lutsenko, presidente da Assembleia Regional de Kharkiv (Ucrânia).
Onze semanas antes das eleições europeias e alguns dias antes da reunião do Conselho Europeu que debaterá as prioridades estratégicas da UE para o próximo ciclo político, a Cimeira de Mons representa um momento fundamental para a definição da visão das regiões e dos municípios para o futuro da Europa.
As prioridades fundamentais para uma Europa mais forte, mais justa e mais resiliente, debatidas nesta ocasião, serão consagradas numa declaração que será entregue ao primeiro-ministro Alexander De Croo, em representação da Presidência belga do Conselho da UE, nesta Terça-feira de manhã.
A 10.ª Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios assinala ainda o 30.º aniversário do Comité das Regiões Europeu, a assembleia política dos representantes locais e regionais nas instituições da UE.
Mais de 3500 representantes locais e regionais de 59 países e dos 5 continentes reúnem-se para abordar a resposta sub-nacional aos desafios globais e para apelar aos líderes europeus que garantam que todas as políticas da UE estão assentes no nível local e regional, reforçando assim a legitimidade democrática e a eficiência da UE.

Edit Template
Notícias Recentes
Menos 1.010 beneficiários de Rendimento Social de Inserção nos Açores em onze meses, com quebra quase contínua
Descargas de pescado em lota caem 42,4% em Dezembro nos Açores, mas preço médio sobe para 9,31 euros por quilo
Berta Cabral marcou presença na reunião do Conselho Estratégico de Promoção Turística
Governo dos Açores aumenta capacidade de alojamento do Serviço de Apoio ao Doente Deslocado em Lisboa
Mário Rui Pinho destaca compromisso político que salvaguarda o Parque Marinho dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores